Publicidade

Koenigsegg bate recorde 0-400-0 da Bugatti

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 de Outubro, 2017

O Agera RS retirou uns impressionantes 5,52 segundos ao tempo alcançado pelo Chiron na aceleração até aos 400km/h e posterior travagem até ficar parado, completando este recorde em apenas 36,44 segundos.

A Bugatti celebrou em grande no Salão de Frankfurt o facto do seu novo superdesportivo, o Chiron, se ter tornado no carro de produção mais rápido do mundo a acelerar até aos 400km/h e depois voltar a deter-se, completando a manobra em pouco mais de 40 segundos. No entanto, esta festa foi rápida. E não falamos apenas do pouco tempo necessário para completar os 0-400-0, mas sim porque agora a Koenigsegg anunciou que o Agera RS conseguiu superar este feito, conseguindo um novo registo mais rápido e ainda por uma distância considerável. Ao fazer os 0-400-0 em apenas 36,44 segundos, o superdesportivo sueco conseguiu elevar agora a fasquia desta marca em 5,52 segundos, o que significa cortar praticamente 15% ao registo obtido pelo seu rival gaulês.

O novo recorde mundial foi alcançado no dia 1 de outubro num aeródromo na Dinamarca, com o piloto Niklas Lilja ao volante. A ideia inicial era tentar este feito na Alemanha, entre 30 de setembro e 2 de outubro, mas as condições adversas na Alemanha obrigaram à escolha de outro local. Apesar da reta deste pista onde o Koenigsegg Agera RS literalmente voou ter um comprimento de 2,8km, bastaram 2441 metros para cumprir a estratosférica aceleração e travagem, com as contas da marca a apontarem para 1958 metros a ganhar velocidade e depois 483 metros em travagem.  Ou seja, quase menos 700 metros que o Chiron…


Saiba como a Bugatti gravou o anterior recorde de velocidade 0-400-0


O fundador da marca sueca, Christian von Koenigsegg, comentou o recorde e afirmou estar “bastante orgulhoso, feliz e excitado de ver que conseguimos este feito como equipa com o Agera RS. Um resultado como não se limita a surgir. Podem ter bastado algumas horas de condução para completar esta volta, mas não podemos deixar de ter em atenção, em primeiro lugar, todas as horas que foram precisas para construir o carro”. Em primeiro lugar, no registo 0-400-0 pode estar agora o Agera RS, mas a ideia da marca passa agora por conseguir superar-se a si própria com o superdesportivo elétrico Regera. Poderá este bólide com quatro motores elétricos superar o feito do “irmão” equipado com um V8 5.0L turbo de 1176CV? Esperemos pelos próximos capítulos deste espetacular episódio na disputa entre a Koenigsegg e a Bugatti pelo domínio mundial no campo dos hiperdesportivos…

Este é o segundo recorde mundial que a Koenigsegg alcançou no espaço de uma semana. Veja aqui a maior parada de sempre de modelos da marca, com mais de 18000CV a esmagar o asfalto…

Veja também um Koenigsegg Agera RS com ouro na sua decoração