Jaguar Land Rover prevê 5G na CES

Texto: Nuno Fatela

Na famosa feira tecnológica o grupo britânico mostrou os vários projetos que está a desenvolver com parceiros para evoluir as tecnologias dos seus automóveis. Com o maior destaque a ser a anunciada chegada do 5G, existem ainda avanços ao nível da ligação entre carro e casa, segurança e interfaces.

A CES é palco de excelência para os fabricantes destacarem os seus avanços numa área cada vez mais essencial para se diferenciarem da concorrência, e que passa pela inclusão de atributos tecnológicos avançados nos seus automóveis. A Jaguar Land Rover esteve este ano em Las Vegas na companhia dos vários parceiros que a estão a ajudar a transportar para o futuro os seus modelos, mostrando como estas colaborações podem trazer benefícios a vários níveis. Como poderá ver de seguida, a conetividade, com vantagens na oferta de entretenimento, na segurança e ligação a outras infraestruturas, esteve em destaque, mas também outras áreas foram contempladas. Saiba quais os parceiros que ajudam a Jaguar Land Rover a introduzir novas capacidades nos seus carros:

 

Qualcomm – A plataforma 5G Snapdragon TM 820AM garante conetividade ultraveloz e eficaz, permite atualizações ‘over the air’ e imensas possibilidades de trazer novas formas de entretenimento para os carros. Esta base foi também pensada para maior inteligência artificial dos veículos, revelando uma preocupação com a segurança rodoviária.

Gentex – Está a ser avaliada a introdução do sistema de ligação Hommelink Connect que, como o nome indica, pode ligar viatura e habitação. O controlo do ar condicionado, da iluminação e até do fecho das portas poderá ser brevemente gerido no interior do carro e sem necessidade de recorrer ao smartphone. A Gentex também apoia no desenvolvimento do “Full Display Mirror” a implementar em modelos da marca, que capta imagens em vídeo da traseira e as transpõe para os ecrãs a bordo, para oferecer visão sem qualquer obstáculo.

Panasonic – O sistema Touch Pro Duo, já implementado no Velar e nos novos Range Rover e Range Rover Sport, mostra a combinação entre os ecrãs desta parceira e os softwares de infotainment do fabricante britânico.

CloudCar – A “nuvem” pode oferecer novas potencialidades no infoentretenimento, abrindo novas portas que permitem tornar a experiência mais pessoal através da potenciação dos comandos vocais e da capacidade de aprendizagem dos softwares.

LISNR – Esta empresa é uma das start-ups no portefolio da Jaguar Land Rover e foi escolhida como parceira para aumentar a segurança rodoviária. Foca-se na transmissão de dados a curtas distâncias.

Quanergy – Esta é a fornecedora dos Lidar e sensores ao grupo inglês, e apresentou uma tecnologia de sistema de deteção sensorial 3D inteligente na CES. O objetivo passa por aperfeiçoar a condução autónoma, “humanizando-a” e facilitando a sua interação com os condutores.

Microft – Esta é outra start-up da Jaguar Land Rover, e levou à CES o primeiro assistente digital open-souce. Esta abertura do software facilita a sua utilização em qualquer local e situação.

Partilhar