Mobieco

Publicidade

Jaguar Future-Type: O compacto premium em 2040 (com vídeo)

Texto: Nuno Fatela
Data: 7 de Setembro, 2017

A Jaguar revelou hoje um protótipo que pretende demonstrar como vão ser as viagens dentro de duas décadas. O modelo é anunciado como um compacto premium on-demand e que tem como destaque o já conhecido Sayer, pretendendo demonstrar como no futuro o volante será a única parte do automóvel a ser efetivamente sua.

No início desta semana a Jaguar surpreendeu ao desvendar um esculpido e futurista volante, a que deu o nome de Sayer. Logo na altura a marca anunciou que este objeto anunciava um revolucionário futuro da mobilidade, em que o volante seria efetivamente a única parte do automóvel a ser detida pelas pessoas, indicando uma visão de veículos on-demand que as pessoas requisitavam consoante as suas necessidades. Agora esse admirável mundo novo foi demonstrado na forma de um automóvel, através do Jaguar Future Type.

Formas futuristas e espaço tecnológico

A silhueta exterior do Jaguar Future-Type revela-nos um estilo bastante peculiar, de formas mais compactas que a generalidade dos modelos da marca e sem as rodas traseiras integradas no resto da carroçaria. Trata-se de um design bastante peculiar para o qual contribui o progressivo estreitamento do cockpit em direção da retaguarda, com os ocupantes a ficarem protegidos por um teto que faz lembrar as canópias dos aviões e que abre em direção à frente do carro, permitindo um amplo acesso ao habitáculo. Esta grande superfície de vidro, que tem um grande símbolo da Jaguar na frente, destaca-se pela interação, através da projeção de frases e outras informações para o exterior.

A bordo encontramos um espaço totalmente despido de botões e enriquecido por materiais nobres como a madeira. Para oferecer ao condutor os dados que ele necessita, o Jaguar Future-Type recorre à projeção de dados que tornam o vidro num generoso head-up display. E, como o vídeo demonstra, está contemplada a utilização de comandos gestuais para navegar pelas informações. As fotos revelam ainda que a marca optou pela colocação em sentido oposto de dois bancos, uma forma de facilitar a interação entre ocupantes, algo que é também fomentado pelas capacidades de condução autónoma que o veículo oferece.

 

E o futuro da mobilidade vai ser…

Certamente ainda se lembra daquele famoso anúncio a dizer “o comando é meu”. A ideia do Jaguar Future-Type é precisamente a mesma, mas neste caso com o volante a servir de comando. Isto porque a marca britânica prevê um futuro em que os condutores vão apenas possuir um volante como o já revelado Sayer, um assistente pessoal de mobilidade que cumpre diversas funções.

A ideia passa por garantir às pessoas uma frota de veículos autónomos que podem ser requisitados através dos comandos vocais deste volante com inteligência artificial, garantindo que a viatura estará à sua porta no preciso momento em que tem de iniciar a sua viagem. Para aqueles que estão preocupados com “o domínio das máquinas” a Jaguar também oferece um futuro mais risonho, já que o Sayer é efetivamente um volante, permitindo às pessoas utilizarem-no para aquilo que foi desenvolvido originalmente: conduzir o carro. Para isso o veículo vai indicar quais os momentos mais indicados para agradáveis experiências de condução, permitindo às pessoas optar por tomar ou controlo ou serem simplesmente levados pelo seu “chauffeur autónomo”.

Referência não apenas para a inteligência do volante mas também da própria viatura, demonstrada através da motorização elétrica (tal como o também hoje revelado E-Type Zero), pois é indicado que o Jaguar Future-Type vai estar sempre carregado e pronto para seguir viagem. Juntam-se ainda vantagens em outros campos, com na segurança e na eficiência do automóvel. Além disso, o fabricante destaca as dimensões deste compacto premium, que o tornam especialmente adaptado para a convivência no cada vez mais complexo trânsito dos grandes ambientes urbanos.