Mobieco

Eis o novo Kauai totalmente elétrico

Texto: Miguel Policarpo
Data: 27 Fevereiro, 2018

A aposta da Hyundai em motorizações alternativas ganhou um novo capítulo com o Kauai 100% elétrico. Disponível com duas motorizações distintas, a autonomia máxima atinge os 470km. A vertente da segurança reforça-se com a tecnologia ‘SmartSense’ da marca.

O Hyundai Kauai elétrico é uma solução do fabricante sul-coreano que conjuga o “estilo progressista” dos suvs da marca com a mobilidade amiga do ambiente – sem prescindir da potencia dos propulsores elétricos. Refere a Hyundai que este é o primeiro SUV compacto de emissões 0 e “acessível a todos”, que é capaz de percorrer até 470km por carregamento. É, portanto, em teoria uma proposta cativante, sobretudo atendendo aos números: a versão com maior autonomia, de 64kWh, debita 204cv e atinge os 395 Nm de binário. Já a oferta mais básica tem uma bateria com capacidade de 39,2 kWh, com uma autonomia declarada de até 300 km,  e os números reportam 135cv de potência e um binário de 395 Nm. A velocidade máxima em ambas as versões é de 167 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h na versão mais potente cumpre-se em 7,6s, sendo que na outra oferta o tempo ascende aos 9.3s. O sistema do seletor de mudanças “shift-by-wire” facilita a seleção dos diferentes modos de condução.

Presença demarcada

Números à parte – que, faça-se justiça, contribuem em grande medida para entusiasmar o público – o Hyundai Kauai elétrico assume um design expressivo, com a grelha frontal fechada, que confere um aspeto mais sóbrio e encerra benefícios para a aerodinâmica do SUV, e a presença do modelo demarca-se pelas luzes LED de circulação diurna, posicionadas acima dos faróis também em LED. O Hyundai Kauai elétrico incorpora entradas de ar, que, além do caráter prático, resultam num apontamento desportivo. O perfil esguio flui para a retaguarda de onde sobressai um extenso spoiler e se demarca também o estilo único do pára-choques traseiro. Disponível com uma pintura bitonal, os clientes poderão escolher entre 7 cores para o exterior. No cômputo geral, a presença deste SUV compacto amigo do ambiente é facilmente reconhecível, com os 4.15mm de cumprimento, a largura de 1.800mm, a altura de 1.565mm.

Habitáculo sóbrio e com tudo o que necessita

Passando para o habitáculo, a bordo do Hyundai Kauai elétrico o que não falta é espaço – 1.054 mm para pernas nos lugares da frente, 850mm para os passageiros dos bancos traseiros. A combinação do tecido e couro (ou só couro) pode ser complementada com um interior em três tons. A disposição bem organizada e o estilo sóbrio são factores que distinguem este modelo, que incorpora o novo ecrã “supervision cluster”, de 7” e alta resolução. Neste ecrã, diversos mostradores são apresentados, entre os quais o indicador de nível de bateria o de velocidade, o fluxo de energia e o modo de condução. Complementando esse sistema de informação, a Hyundai propõe o head-up display (HUD), que projeta informação diretamente para a linha de visão do condutor. No topo do tablier encontra-se ainda o ecrã de sistema de infoentretenimento, compatível com os sistemas Android Auto, Apple Carplay. Realce para o carregamento sem fios por indução, que assegura que os telemóveis dos passageiros nunca ficam sem bateria.

SmartSense, a segurança em primeiro

A segurança é um factor imprescindível no Hyundai Kauai elétrico e um parâmetro em que a marca não poupa esforços. Tal como o novo Santa Fé, a tecnologia SmarSense é a chave, que integra soluções como o Cruise Control Inteligente com Stop&Go, o sistema de Travvagem Autónoma de Emergência (FCA) com deteção de peões, o Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, o Sistema de Acompanhamento de Faixa de Rodagem. Também o Radar de ângulo Morto, com Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, o Alerta de Fadiga do Condutor e o Sistema de Informação de Velocidade Máxima são soluções disponíveis no SUV compacto. A segurança passiva garante-se com 6 airbags.

Uma novidade da Hyundai que conjuga diversos factores atrativos. Um segmento em expansão associado à mobilidade ecológica e recheado de tecnologia. Assim é Kauai elétrico.

Partilhar