Publicidade

Honda confirma concept híbrido do CR-V para Frankfurt

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 de Setembro, 2017

A Honda anunciou que vai desvendar um protótipo de antevisão a uma nova versão, mais eficiente e com apoio da eletrificação, para o SUV CR-V quando o Salão Automóvel de Frankfurt abrir portas na próxima semana. Foi ainda confirmado que a nova geração do CR-V vai estar no mercado em 2018.

A Honda acaba de desvendar um dos automóveis com que vai estar presente no Salão de Frankfurt e procurar afirmar-se no cada vez mais importante campo das motorizações alternativas. Para esse fim a marca nipónica vai levar ao certame germânico um concept híbrido do CR-V, que vai recorrer a três propulsores, um 2.0L a gasolina e dois elétricos. A marca confirmou também que a versão final da próxima geração do SUV vai ser revelada no início do próximo ano, numa gama que contempla também o 1.5 VTEC Turbo (caixa manual ou CVT), entrando em comercialização ainda durante 2018.

O concept híbrido do CR-V tem por base o sistema que a Honda designa como i-MMD (Inteligent Multi Mode Drive – Condução Multimodo Inteligente), que combina o bloco 2.0 i-VTEC a gasolina, para propulsão e gerar energia elétrica, e dois motores elétricos, que serão de propulsão e para gerar energia. Esta configuração dispensa uma transmissão convencional, e a Honda explica que por esse motivo optou por “uma única transmissão fixa que cria uma ligação direta entre componentes, permitindo uma suave transferência de binário no sistema”.

A combinação entre este trio de motores vai permitir optar entre as modalidades de condução EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive. Os próprios nomes ajudam a explicar qual a primazia em cada uma destas opções, mas a marca nipónica revelou de forma mais pormenorizada como funciona cada modo:

  • EV Drive –  o motor de propulsão elétrico utiliza potência exclusivamente das baterias, oferecendo uma condução com zero emissões
  • Hybrid Drive – o motor a gasolina fornece energia ao motor de gerador elétrico, que por sua vez fornece energia para o motor de propulsão elétrica. Neste modo, o excesso de energia do motor a gasolina é reconduzido através do motor do gerador para recarregar a bateria
  • Engine Drive – as rodas são conduzidas diretamente pelo motor a gasolina, com disponibilidade de um pico de potência pelo motor de propulsão elétrica

 

Foram ainda destacados os principais traços estilísticos do exterior do concept híbrido do CR-V, no qual a Honda aposta no equilíbrio entre um estilo musculado e linhas elegantes. Para esse fim os designers da marca recorreram a soluções como as cavas das rodas volumosas que afirmam a postura, um Pilar A mais fino e ainda contornos marcados para o capot e secção traseira. Além disso, destaque para as placas com a inscrição “Hybrid” tanto na lateral como na retaguarda do modelo, que colocam em evidência a sua motorização. E, para uma fácil identificação como membro da “família Honda”, o protótipo híbrido do CR-V conta com a conhecida assinatura visual transversal à gama da marca.