Honda Civic Type-R está ainda mais poderoso

Texto: Nuno Fatela

Com uma potência de 320CV, o modelo estará no mercado no próximo Verão.

Já é conhecida a versão de topo da gama Civic, com a revelação no Salão de Genebra do espantoso desportivo com o logo do “H” numa envolvência vermelha na dianteira que confirma que estamos na presença do “Type-R”. Tratando-se de um dos poucos compactos do mercado automóvel europeu com mais de 300CV e tração dianteira, o modelo entra em comercialização no Verão.

 

Mantendo o motor 2.0L Turbo do seu antecessor, o desportivo nipónico recebe novas afinações para o propulsor e ganha mais 10CV para um total de 320CV (o binário ascende aos 400Nm), que são canalizados através de uma transmissão manual de seis velocidades. A suspensão dianteira McPherson foi também revista, com a marca a afirmar que assim procurou maximizar o feeling desportivo do Civic Type-R. A marca refere ainda que será possível optar entre os modos de condução Comfort, Sport e R+, cada um deles a alterar o comportamento de elementos como o amortecimento adaptativo, a força de viragem, a aceleração e as passagens de caixa.

 

A estética segue em linha com o concept que antecedeu o novo Honda Civic Type-R, com o visual agressivo a contar com diversos elementos que o ajudam a rasgar o vento com ainda mais eficácia. Com um pack aerodinâmico mais extenso e composto por elementos mais leves e rígidos, a marca destaca a presença na traseira de uma grande asa e ainda dos “vortex generators”, uma espécie de mini-spoilers no prolongamento do teto. Procurando cotar-se como “a derradeira expressão de pureza dinâmica no segmento” dos compactos desportivos, o novo Civic Type-R tem ainda upgrades que “não se vêm”, como a nova carroçaria mais leve e rígida que ajuda a aumentar a rigidez torsional em 38%.

 

Esperamos agora para ver qual o resultado de todos estes upgrades quando o novo Honda Civic Type-R se deslocar ao Nurburgring para tentar estabelecer um novo recorde para o desportivo compacto de tração dianteira mais rápido no Inferno Verde.

Partilhar