Publicidade

Geely avança para camiões Volvo

Texto: Nuno Fatela
Data: 28 de Dezembro, 2017

Já proprietária da marca sueca de ligeiros, a Geely está a preparar a aquisição de 8,2% das ações da Volvo Trucks, o primeiro passo para tentar ganhar uma posição relativamente aos destinos da empresa.

Após o sucesso conseguido com a revitalização da Volvo Car desde que a adquiriu à Ford em 2010, o Grupo Geely avança agora para os pesados com o símbolo da marca sueca. As duas companhias, a Volvo Car e a Volvo Trucks, são independentes, e a ideia será manter essa situação, pois o gigante chinês já confirmou que não existem planos para qualquer fusão. Para entrar no capital do segundo maior fabricante de veículos pesados na Europa, a Geely vai investir 3,25 mil milhões de euros em 8,2% das ações da AB Volvo (proprietária da Volvo Trucks). Mas este valor representa já um direito a 15,6% dos votos na empresa.


Para a alta notoriedade da Volvo Trucks também têm contribuido os vários vídeos virais que foram sendo publicados pela marca. Veja aqui a primeira acrobacia a juntar um camião e um parapente


Com este negócio, a empresa que tem sede em Hangzou prepara-se para estar presente em todas as áreas da indústria automóvel. Ela é já representada nos ligeiros de produção em massa através da Volvo Car, dos modelos Geely e da Lynk & Co, vai estar nos pesados com a participação na Volvo Trucks e ainda tem presença nos exclusivos desportivos, pois adquiriu este ano uma posição maioritária na Proton (que detém a Lotus). Além disso, existem informações sobre o interesse do consórcio chinês entrar também no capital da Daimler.

Fonte: Automotive News Europe