Ford projeta o verdadeiro carro de polícia à paisana

Texto: Miguel Policarpo
Data: 15 Junho, 2018

Os carros descaraterizados das autoridades – conhecidos por carros de polícia à paisana – ganham um novo sentido com este sistema criado pela Ford. Dificilmente conseguiria adivinhar que atrás de si seguiam as autoridades.

Uma das formas que as autoridades têm de atuar discretamente entre a população, misturados entre os civis, é através da utilização de carros de polícia à paisana. Com estes veículos, pode estar a passar por um agente das autoridades sem se aperceber. Por qualquer situação, o agente liga as sirenes e as luzes estroboscópicas, significando que alguém “terá de prestar contas” por algo. Esta patente registada pela Ford eleva a outro nível a identificação repentina dos carros policiais.

O sistema é “simples”: os painéis do automóvel na zona das portas, sem qualquer identificação da polícia, são iluminados por LEDs à distância de um toque num interruptor. Surge a palavra “Polícia” de um painel em que não constava qualquer referência.

“A camada que emite a luz compreende uma camada refletora, formando uma superfície interior configurada para se conformar a uma superfície externa do veículo. A cama emissora compreende ainda uma pluralidade de fontes de luz impressas que revestem substancialmente a camada refletora e uma camada de silicone gravada”, descreve a patente da Ford. “A camada de silicone está configurada para corresponder significativamente a uma aparência de superfície pintada”.

Para simplificar, digamos que se olhar para um veículo” normal” e subitamente surgir uma identificação referente às forças policiais, não está a sonhar nem viu mal. É uma tecnologia proposta pela Ford…


Fonte: CarScoops – Siga o link para ver as imagens de patente do sistema. As imagens utilizadas neste artigo são meramente ilustrativas.

Partilhar