Ford: Colmeias na base do compartimento secreto do novo EcoSport

Texto: Miguel Policarpo
Data: 6 Janeiro, 2018

Chama-se Prateleira Ninho de Abelha e é um compartimento de carga leve e secreto capaz de suportar 100 vezes o seu próprio peso. Acusa menos de 3 kg na balança e pode sustentar cargas superiores a 300 kg.

Com uma relação peso/resistência mais forte do que o aço, a Prateleira Ninho de Abelha foi concebida pelos engenheiros da Ford para o novo SUV EcoSport. Inspirado numa colmeia, o novo compartimento de carga leve é ajustável, secreto e consegue suportar 100 vezes o seu próprio peso.

“A natureza é como um enorme laboratório de inovação e, das abelhas às térmitas e aos castores, os animais estão entre os melhores engenheiros do mundo”, refere Bettina Veith, Engenheira-Chefe Adjunta de Desenvolvimento do Ford EcoSport. A responsável explica que “a capacidade que uma colmeia tem em formar uma estrutura extremamente rígida sem aumentar o peso foi já utilizada com grande sucesso em soluções altamente exigentes como foguetões espaciais, aviões a jacto e automóveis super-desportivos”.

Considerando estas caraterísticas, Bettina Veith indica que a Prateleira Ninho de Abelha “foi uma opção natural quando decidimos criar uma plataforma super-resistente para a bagageira do EcoSport” baseada numa colmeia. Para a produção do compartimento, os engenheiros da Ford introduziram uma camada de células semelhantes a favos de mel, feita de papel reciclado e cola à base de água, entre duas camadas de fibra de vidro, leve e resistente. Uma solução que a Ford acredita ter vantagens também no que respeita ao consumo de combustível.

As vendas de modelos SUV da Ford na Europa ultrapassaram as 200.000 unidades em 2017. O novo EcoSport já roda em Portugal.

Partilhar