Ford Mustang de 1965 autónomo enfrentará a rampa de Goodwood

Texto: Miguel Policarpo
Data: 11 Julho, 2018

Parece uma brincadeira mas não é: um Ford Mustang autónomo subirá a rampa de Goodwood. Acresce o facto de este automóvel ser um autêntico clássico, ora não fosse de 1965…

O Festival of Speed de Goodwood tinha a presença de um veículo 100% autónomo garantida, o Roborace. No entanto, este não é o único automóvel que não necessita da intervenção de um humano para percorrer o icónico traçado da rampa de Goodwood: um Ford Mustang autónomo vai enfrentar o mesmo desafio. Este carro é o resultado da colaboração entre a Siemens e a Universidade de Cranfield e foi meticulosamente adaptado para receber a tecnologia necessária ao pleno funcionamento da condução autónoma.

“Goodwood oferece-nos a oportunidade de refletirmos no porquê de termos uma ligação emocional com os carros”, refere James Bringhton, Professor Sénior da Universidade de Cranfield. “Atua como um lembrete de que os humanos gostam de se sentir envolvidos e de fazerem parte da ação. O desafio do projeto Siemens Autonomous Hillclimb faz a ligação entre o espírito clássico da aventura automóvel e a tecnologia avançada”, acrescentou Bringthon.

Para garantir o perfeito desempenho do Ford Mustang autónomo na rampa de Goodwood, as duas entidades criaram um modelo em 3D do percurso, com o intuito de garantirem a máxima precisão do posicionamento do automóvel. No entanto, sobre a tecnologia empregue não foram divulgados detalhes.

Este ano, celebra-se a 25ª  aniversário do Festival of Speed de Goodwood. Será que daqui a 50ª edição do evento contará apenas com veículos autónomos a acelerarem na emblemática rampa? Mudam-se os tempos…

Partilhar