Publicidade

Ford Ka+ ganha versão “crossover”

Texto: Nuno Fatela
Data: 5 de Fevereiro, 2018

Foi apresentada a renovação do modelo mais pequeno da marca americana, com o principal destaque a ir para o Ford Ka+ Active que se inspira nos SUVS e procura seduzir os que têm um estilo de vida mais ativo

Cerca de um ano e meio após a revelação, a atual geração do Ford Ka+ acaba de ser renovada, devendo este restyling estar disponível a partir do final do ano. Com uma gama de motores com potências compreendidas entre os 70cv e 95cv e onde os gasolina ganham a companhia de um Diesel, são várias as inovações introduzidas nos propulsores com vista a um maior refinamento e eficiência. No aspeto exterior, a principal novidade vai para a chegada do Ford Ka+ Active, que pretende ser uma derivação inspirada nos SUVS e capaz de atrair novos públicos que são fãs de atividades outdoor.

O exterior do modelo não sofre grandes alterações, sendo destacada a introdução de elementos estilísticos em formato “C” nas óticas dianteiras e também nas extremidades da retaguarda. Além disso, verifica-se a existência de uma envolvência cromada para a grelha trapezoidal. Alterações que se juntam, no novo Ford Ka+ Active, a uma altura superior em 23mm, as proteções em tons negros para a parte inferior da carroçaria e ainda as calhas superiores para transporte de bicicletas e outros equipamentos desportivos, um trunfo para convencer os que pretendem um carro adaptado ao seu estilo de vida ativo.

O interior recebe um acabamento granulado para o painel de instrumentos e materiais mais resistentes, juntando-se ainda uma aparência mais sofisticada conferida pelos cromados em locais de grande utilização e visibilidade, como os puxadores das portas, consola central e saídas da ventilação. Os Ford Ka+ e Ford Ka+ Active têm também um novo infotainment, recorrendo ao sistema SYNC3 controlado com comandos vocais e o touchscreen de 6,5’’.


Veja o vídeo da reunião em pista dos modelos da gama Ford Performance


Nas tecnologias reside outro trunfo do citadino da marca americana, já que ele recorre à comutação da iluminação, deteção de chuva para ligar os limpa para-brisas, o QuickClear para desembaciamento mais rápido e ainda sensores de estacionamento traseiros. Além disso, o condutor é apoiado no arranque em plano inclinado e sistemas como o limitador de velocidade. Outro destaque no campo da segurança vai para o Ford MyKey, que permite controlar alguns parâmetros da viatura caso deseje emprestar o carro. Algo bastante importante para quem vá confiar a viatura aos filhos, por exemplo, garantindo que eles não excedem determinadas velocidades.

 

Nas motorizações encontramos os motores a gasolina 1.3 Ti-VCT com 70cv e 85cv e também o 1.5 TDCi de 95cv e 215Nm. Todos eles surgem conectados a caixas manuais de cinco relações e com várias inovações que visam melhorar a sua eficiência e comportamento. No motor a gasóleo, é enfatizado o novo desenho da cambota e a otimização do turbo e injeção de combustível para uma condução mais refinada. Junta-se ainda a capacidade do 1.5 TDCi fazer a regeneração inteligente da energia pela ativação seletiva do alternador, carregando a bateria quando o carro está em travagem ou coasting.


Descubra o táxi mais espetacular da Noruega… Um Ford Focus RS


Mas o destaque vai para o motor 1.3 Ti-VCT, que comparativamente ao anterior 1.2 Duratec ganha mais 10% de binário entre as 1000RPM e as 3000 RPM e torna-se 4% mais eficiente. Ele partilha vários elementos com o motor 1.5 Ecoboost de 200cv do próximo Fiesta ST, e comparativamente ao propulsor que substitui tem uma fricção reduzida e também um peso inferior (pela utilização de um bloco em alumínio).

A designação Ti-VCT remete para o ajuste independente das válvulas da admissão e escape, o que a marca afirma que confere ao Ford Ka+ e Ford Ka+ Active uma aceleração superior, maior binário nos regimes mais baixos e ganhos na eficiência. Outro destaque vai para o coletor de escape integrado, o que garante aquecimento mais rápido deste sistema e com isso melhoria da performance ambiental do motor. Os últimos grandes destaques do 1.3 Ti-VCT estão no desenho otimizado da cambota para contrariar as habituais vibrações dos motores tricilíndricos e ainda melhorias no sistema de injeção e isolamento para enviar menos ruídos no interior.