Publicidade

Ford GT promete aos condutores a experiência do carro de competição

Texto: Miguel Policarpo
Data: 19 de Julho, 2017

O novo Ford GT, equipado com mais de 50 sensores diferentes, que monitorizam a performance do automóvel, promete aos condutores a pura experiência na estrada do carro de competição vencedor de LeMans!

A Ford não poupa esforços para que o Ford GT, aquele é o modelo mais rápido de sempre da marca, se destaque nos automóveis superdesportivos. Segundo a marca, os condutores poderão sentir as experiências do carro de competição vencedor de LeMans no novo Ford GT. Para isto, o fabricante dos EUA equipou o novo modelo com mais de 50 sensores diferentes que monitorizam o desempenho e o comportamento do veículo, o ambiente exterior e o estilo de condução do condutor para uma configuração personalizada.

Os sensores do novo Ford GT transmitem informação em tempo real, desde a posição dos pedais, do volante e do spoiler traseiro aos níveis de humidade e temperatura do ar. Os dados são gerados a uma taxa de 100 GB por hora, e, no seu conjunto, os sistemas têm capacidade para analisar 300 MB de dados por segundo, números impressionantes que sublinham a tecnologia atribuída ao novo Ford GT, que já saiu das linhas de produção e encontra-se em fase de entrega aos clientes.

“Os sofisticados sistemas de computação do Ford GT funcionam de mãos dadas com a arquitectura base do carro de competição do veículo para melhorar o desempenho e também oferecer maior versatilidade e flexibilidade”, refere Dave Pericak, director global Ford Performance.

O mesmo responsável explica que “ao monitorizar constantemente a informação recebida, as cargas do veículo e o meio ambiente, e ajustando o perfil e as respostas do carro em conformidade, o Ford GT permanece tão responsivo e estável a 300 km/h como a 30 km/h”. Estável, aparentemente, até mesmo nas piores condições climatéricas.

A tecnologia incorporada no Novo Ford GT permite que o modelo adopte a performance do supercarro, nomeadamente através do controlo elétrónico de estabilidade, do amortecimento de suspensão ativa derivada da F1, e da aerodinâmica concebida para se ajustar continuamente dentro dos parâmetros dos modos de condução selecionáveis.

A Ford concebeu ainda outros sistemas, como o de tecnologia de comunicações Ford SYNC3 e o controlo automático de climatização. Outros pormenores escondem-se neste novo Ford GT como por exemplo o facto de que, em vez de mover o assento para a frente e para trás, o condutore ajusta a posição do conjunto dos pedais e do volante com múltiplos controlos para se adequar à posição do banco. O painel de instrumentos também espelha o carácter futurista do automóvel. 

Com as inovações implementadas, a Ford pretende reforçar o carácter de performance associado ao Ford GT. Os proprietários podem, inclusivamente, personalizar o modelo com o auxílio de um kit único oferecido pela Ford.