Ford leva o novo Edge ST a Detroit

Texto: Redação
Data: 11 Janeiro, 2018

A Ford Performance faz questão de deixar os fãs da marca ansiosos pelo Salão de Detroit. Fique atento, avisa a oval azul, vem ai o novo Ford Edge ST.

Captando outros modelos, entre os quais o Ford GT, o Raptor e o Mustang GT350 o piloto Ben Collins aproxima-se da novidade que a Ford prepara para desvendar no Salão de Detroit. Este modelo será a versão desportiva do SUV de topo da marca americana, o Ford Edge ST. Ele virá equipado com o motor bi-turbo ‘EcoBoost’ de 2.7 l, capaz de gerar 335cv de potência alcançar os 515 Nm de binário. A marca sublinha ainda o controlo “dinâmico”, aprimorado por uma caixa automática de 8 velocidades e o sistema 4×4, com gestão do funcionamento do controlo de tração. Já a afinação desportiva ST da suspensão e o sistema de travagem de alta performance integram a lista de opcionais.

“O Ford Edge ST coloca um novo animal na estrada – um SUV de performance com mentalidade para pista”, refere Hau Thai-Tang, Vice Presidente Executivo do Desenvolvimento e Venda de Produto. “Do ponto de vista da performance, e considerando a silhueta do SUV e a versatilidade, estabelecerá um novo padrão que os fãs do Edge vão adorar. O novo modo de condução ‘Sport’ permite aos condutores do Edge ST experienciar uma resposta do acelerador agressiva. A caixa de velocidades tem um comportamento  dinâmico – podendo ser selecionado o modo SelectShift, passando o condutor a trocar de mudança nas patilhas adjudicadas ao volante.

A complementar a elevada performance, o Ford Edge ST apresenta uma aparência desportiva. A extensa grelha frontal em padrão de favos de mel – que serve também para otimizar o arrefecimento do motor – incorpora-se num pára-choques alargado. As embaladeiras são salientes e separam as jantes de 21” de cor escura. A traseira do novo membro ST completa-se com uma ponteira de escape dupla, remetendo uma vez mais para o caráter desportivo.

Por dentro, além de dispor de tecnologia avançada como a ‘Post-Collision Braking’, que ajuda a reduzir o impacto de um potencial segunda colisão em caso de acidente, a ‘Evasive Steering Assist’, que detecta se os carros à frente do SUV circulam a uma velocidade reduzida ou se estão parados, ajudando a contorná-los, e um Cruise Control adaptativo, que ajuda a manter a distância em relação aos outros veículos, entre outras tecnologias, o Ford Edge ST tem um interior recheado. Há Wi-Fi para todos a bordo, permitindo o acesso à internet até 10 dispositivos, e o sistema de som Harman dispõe de 12 altifalantes. O controlo da multimédia fica assegurado com o ecrã touchscreen de 8′.

O Ford Edge ST será então a novidade que a Ford vai apresentar no Salão de Detroit. Esta novidade deverá ser lançada pela Ford  já no próximo verão mas ainda não são conhecidas informações sobre a possível chegada a solo europeu.

 

(notícia atualizada pelas 19.30h de 11/01/2018, com dados atualizados sobre a chegada ao mercado)

 

Partilhar