Fastback: Hyundai i30 com 3 volumes e 5 portas chega em 2018

Texto: António Amorim

A marca apresenta-o como um coupé de cinco portas. Uma nova abordagem estilística ao segmento. Algo de desportivo. Quase nunca visto até hoje… OK! Parece apenas aquilo que é: o formato “liftback”, de três volumes, com as formas logicamente resultantes dos modelos que já conhecemos na gama (o “hatchback” de dois volumes e a carrinha SW).

Chega a Portugal no primeiro trimestre do próximo ano e terá a mesma panóplia de motores dos modelos conhecidos: o motor 1.0 turbo a gasolina T-GDi de três cilindros com 120 CV, o 1.4 T-GDi de 140 CV e o diesel 1.6 CRDi de quatro cilindros, a debitar 110 ou 136 CV.

Por enquanto apenas o vimos parado e não o conduzimos, mas entrando lá dentro percebe-se que, atrás, não há tanto espaço para a cabeça como na carrinha. Um jornalista da TURBO com 1,80 m de altura toca com a cabeça no teto quando lá se senta, o que não acontece com a SW nem com o “hatchback”.

Revelado ao lado do desportivo i30 N, o novo sedan de cinco portas também se diferencia ligeiramente dos restantes na zona frontal, com o seu focinho ligeiramente mais alongado e 5 mm rebaixado na suspensão, para uma redução total da altura de 3 cm face ao modelo de dois volumes, em relação ao qual mede mais 11,5 cm de comprimento.

A dinâmica também se prevê diferenciada, já que a marca afirma ter endurecido a taragem dos amortecedores em 15% face ao modelo já conhecido, para melhorar a agilidade e eficácia do Fastback.

Partilhar