Goodwood palco de homenagem a Bernie Ecclestone

Texto: Miguel Policarpo

A famosa escultura central de Goodwood, que é o palco de muitas homenagens relacionadas com a indústria e com o desporto automóvel no ‘Festival of Speed’, prestará na próxima edição homenagem a Bernie Ecclestone. Um tributo ao presidente emérito da Fórmula 1, que ocupou o cargo de responsável máximo da organização durante 39 anos.

Foram quase 4 décadas de liderança da Fórmula 1 por Bernie Ecclestone. O feito será assinalado na presente edição do ‘Festival of Speed’ de Goodwood, que ocorre entre 29 de junho e 2 de julho, na famosa escultura central do evento, palco de muitas homenagens da indústria e do desporto automóvel. O tributo será realizado através da exposição de cinco emblemáticos carros que destacam cinco diferentes fases e responsabilidades de Ecclestone na Fórmula 1.

 

Piloto

Bernie Ecclestone conduzia, na década de 50, carros de fórmula 1 monolugares, normalmente coopers de 500cc. Em 1958 tentou qualificar-se para o Grand Prix do Mónaco ao volante de um Connaught.

Gerente

Das pistas para os bastidores, Ecclestone geriu a carreira de vários pilotos, entre os quais Jochen Rindt. Para assinalar esta fase foi escolhido o Lotus 72 que trouxe títulos a Rindt.

Chefe de equipa

Em 1971, a figura central da Fórmula 1 liderou a equipa de Brabham. Sob a égide de Ecclestone, a equipa sagrou-se duas vezes campeã mundial. Destaca-se o Brabham BT49 conduzido por Nelson Piquet na vitória mundial em 1981, na 32ª temporada da F1.

Empresário

A década de 70 marca a ascensão de Ecclestone como empresário. O antigo piloto adquiriu nos anos 70 os direitos comerciais da Fórmula 1. O marco escolhido para assinalar esta fase foi o Ferrari F2001 de Michael Schumacher, que permitiu ao piloto alemão vencer a época de 2001.

Lenda

O adeus a uma era. Bernie Ecclestone, afastado do cargo de CEO da F1 pela nova proprietária da organização, a Liberty Media Corp., será homenageado através do Mercedes F1 W07, o F1 de Nico Rosberg que conquistou a época de 2016 – a última com Bernie Ecclestone como responsável máximo.

 

No fim do evento de Goodwood, dia 2 de Julho, será feita uma cerimónia em honra de Bernie Ecclestone, celebrada por diversas personalidades do mundo da Fórmula 1, que encerra a homenagem a Bernie Ecclestone.

 

 

Partilhar