Publicidade

A evolução dos jogos de carro em vídeo

Texto: Nuno Fatela
Data: 16 de Outubro, 2017

O Forza Motorsport e o Gran Turismo revelam-nos dois vídeos que exemplificam bem como tem vindo a ser espetacular a evolução do mundo dos simuladores de condução, para deleite dos pilotos virtuais

Sem dúvida que a evolução das consolas de jogos é um testemunho da forma como a tecnologia tem progredido imensamente nas últimas décadas. Longe vão os tempos em que existiam apenas dois botões e quatro controlos de direção para acelerar, travar e virar o carro. Ou, em outros mundos, andar a saltar de plataformas, a correr atrás de cogumelos e a apanhar flores para depois disparar balas com um canalizador italiano chamado Mário…

 

Agora dois vídeos, publicados por dois dos mais famosos simuladores de condução de sempre, o Forza Motorsport e o Gran Turismo, mostram como tem vindo a ser a evolução dos jogos de carro. No caso do jogo para XBox, tudo começa em 2005 quando se podiam conduzir 200 carros em circuitos reais e inventados no primeiro Forza Motorsport. Depois veio o Forza 2 já na XBox 360, em 2007, e seguiram-se saltos de qualidade gráfica e jogabilidade em novos capítulos como o Forza 5 já para a XBox One. Mas mais um passo em frente foi dado com o novo Forza7, que desde 3 de outubro nos permite acelerar a todo o gás na nova XBox One. Basta comparar os gráficos e sons atuais e os de 2005 no vídeo seguinte para perceber a diferença…

No caso do GT, cujo novo capítulo sai esta semana, é através dos responsáveis do jogo, como o “líder espiritual” Kazunori Yamauchi, que podemos recordar como tudo começou em 1997 e depois ir descobrindo o caminho percorrido para chegar ao novo Gran Turismo Sport. Num estilo mais documental e com legendas em português, este segundo vídeo mostra-nos também os bastidores da evolução dos jogos de carro, mas oferece-nos imagens que permitem comparar os “pré-históricos gráficos” de 1997 e os do novo capítulo da saga.