Civismo ou vandalismo? (c/vídeo)

Texto: Miguel Policarpo
Data: 24 Janeiro, 2018

Chama-se CatClaw e é um dispositivo que visa evitar um estacionamento incorreto… e até mesmo “prevenir ataques terroristas”. Semelhante a um prego (ou literalmente à garra de um gato), o objeto afiado fura o pneu. Civismo ou vandalismo?

Podendo ser colocado paralelamente ao passeio, por exemplo, o CatClaw é um dispositivo em metal que integra um objeto afiado para furar os pneus. O peso do carro faz o restante trabalho, acionando o mecanismo, que opera ao ser pressionado. A ideia foi criada por Yannick Red, da Associação Ambiental dos Transportes britânica, que ressalva que o CatClaw não representa um perigo para os pedestres, uma vez que só o peso de um veículo motorizado consegue acionar o engenho.

A associação sublinha que o CatClaw poderia evitar ataques como o que aconteceu na ponte de Westminster, em março do ano passado. É também fácil de instalar e barato. Uma ideia que não deverá gerar consenso facilmente, mas, pelo menos, os condutores pensam duas vezes antes de fazerem um estacionamento incorreto…

 

 

Partilhar