Ford logo

Publicidade

Escalada da tensão entre EUA e China prende carros da Ford

Texto: Miguel Policarpo
Data: 10 de Maio, 2018

Na China registam-se atrasos significativos na saída de carros importados da Ford dos portos. Esta situação é alegadamente intencional, numa altura em que se assiste a uma escalada da tensão entre o país e os EUA.

A guerra comercial entre a China e os EUA prossegue e a Ford é já uma vítima. Registam-se no país atrasos significativos e incomuns na saída dos portos de carros da Ford e da Lincoln importados, uma situação alegadamente intencional criada pelos serviços aduaneiros, segundo o que fontes com conhecimento de causa referiram à Reuters.

“Os serviços aduaneiros fingem que há inconformidades técnicas de alguma natureza que os impede de autorizarem os carros feitos nos EUA de saírem dos portos, mas as fricções nos negócios entre os EUA e a China devem estar na origem disto”, disse uma das três fontes consultadas pela referida fonte. “Embora ninguém vá admitir isto oficialmente”, disse ainda a mesma fonte.

A China está a solicitar que a Ford proceda a análises adicionais aos componentes de controlo de emissões, revela uma outra fonte da Ford no país. Além da Ford, outras marcas estarão a ser prejudicadas através das importações de modelos produzidos nos EUA.

Uma situação que poderá provocar uma resposta dos EUA e alimentar as tensões entre os dois países. A Ford, enquanto isso, sai lesada e outras marcas poderão enfrentar problemas semelhantes no futuro.

Leia também: Eis o novo Ford Focus