Empregado da Tesla apanhado a dormir ao volante

Texto: Nuno Fatela
Data: 12 Junho, 2018

Esta perigosa situação foi captada em vídeo no passado dia 4 de junho, na California, com um funcionário da Tesla apanhado a dormir ao volante com o Autopilot ligado.

Um membro das equipas de assistência técnica da Tesla repetiu uma prática já antes vista por outros condutores dos modelos da marca americana, ao ser apanhado inconsciente (aparentemente a dormir…) ao volante do carro. Esta situação é ainda grave do que os anteriores vídeos de ‘sonecas’ com o carro no Autopilot, se considerarmos como real a expressão “liderar por exemplo”. Claro que os Model S e Model X estão preparados para, se o condutor não reassumir o controlo quando requisitado, parar a viatura de forma segura, mas já existiram casos de acidentes mortais em que a confiança excessiva no sistema de condução autónoma se revelou fulcral para o triste desfecho.

O caso deste funcionário da Tesla apanhado a dormir ao volante é grave pois contraria o pressuposto base do Autopilot, que é precisamente a capacidade do condutor poder retomar o volante a qualquer momento. Essa atitude responsável é essencial nesta fase em que a condução semiautónoma ainda dá os primeiros passos, pois ajuda a evitar consequências graves caso exista alguma falha no sistema. Uma situação que é precisamente o oposto daquilo que podemos ver neste vídeo…

 

Veja aqui o motivo para que alguns coloquem uma laranja no volante do Tesla

A Tesla não é caso único de mau comportamento de funcionários em veículos que seguem com o sistema de piloto automático accionado. Veja as loucuras feitas a bordo dos veículos autónomos da Google

Partilhar