Apesar de se encontrar afastado do comando da McLaren desde dezembro de 2016, Ron Dennis só há poucas semanas saiu em definitivo do quadro acionista da empresa. Foi a 7 de junho que aceitou vender as suas ações ao Grupo que liderou ao longo de 37 anos em troca de uma soma avultada de dinheiro. Mas se a McLaren por acaso não tiver liquidez suficiente para saldar o montante em falta, 37,5 milhões de libras (cerca de 42 milhões de euros) que deverão ser abatidos em várias tranches ao longo dos próximos meses, o antigo mecânico da Cooper e homem forte da equipa por onde passaram vários dos maiores nomes do desporto poderá levar consigo uma coleção de 13 dos mais importantes monolugares de Fórmula 1 da marca fundada por Bruce McLaren. O facto de os carros terem sido incluídos no negócio relembra-nos do incrível poder negocial de Ron Dennis e da sua influência na empresa, embora o novo CEO Zak Brown tenha assegurado que o financiamento necessário para comprar a participação de Ron Dennis não estava em causa. A lista de 13 carros representa o que de melhor existe no espólio da McLaren, incluindo o MP4-1 – o primeiro monolugar construído com uma monocoque totalmente revestida em fibra de carbono. Seguem-se modelos "campeões do mundo" como o de Niki Lauda (1984), Alain Prost (1989), Ayrton Senna (1990 e 1991), Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Lewis Hamilton (2008). E outros que venceram em 1985, 1986 e 1988 – neste caso, o MP4/4 que representa o ano de maior sucesso da equipa. O MP4/8 com que Senna triunfou pela última vez na Fórmula 1, no GP da Austrália de 1993, e o MP4/8 com motor Lamborghini testado pelo brasileiro são outros exemplares que fazem parte desta lista.