Mobieco

Publicidade

A (dispendiosa) solução alemã para os diesel circularem na cidade

Texto: Nuno Fatela
Data: 9 de Abril, 2018

As autoridades germânicas estão a ponderar pedir um esforço financeiro aos fabricantes com o objetivo de introduzir soluções de cariz ambiental que permitam aos diesel continuar a circular nas cidades

Foi aprovada em fevereiro pelos tribunais germânicos a possibilidade das autoridades locais colocarem limitações à circulação de veículos diesel dentro das cidades, mas o governo ainda procura alternativas para esta medida. Segundo informações publicadas em meios de comunicação social germânicos, uma das ideias passa por criar um fundo, para o qual os fabricantes contribuiriam com o avultado montante de cinco mil milhões de euros, que serviria para reconverter os atuais diesel e reduzir o seu impacto ambiental.

 

A melhoria da performance ambiental da maioria dos quinze milhões de diesel afetados pelas restrições na Alemanha (dos quais apenas 2,7 milhões cumprem as normas Euro6) seria alcançada pela introdução da redução catalítica seletiva que exige o aditivo AdBlue. Desta forma, com sistemas de escape mais limpos, existe a esperança de que os Diesel possam continuar a circular em ambiente urbano ao mesmo tempo que se melhora a qualidade do ar nas grandes cidades. Além dos cinco mil milhões de euros dos fabricantes, também as próprias autoridades estatais iriam contribuir com parte do montante destinado a este fundo ambiental.

 

Fonte: Automotive News Europe