Designer do Bugatti Veyron vai idealizar os futuros BMW

Texto: Nuno Fatela

Jozef Kaban, que criou a imagem do Bugatti Veyron e era neste momento responsável de design da Skoda, vai assumir as mesmas funções na marca bávara.

 

Já com um lugar garantido na história do automóvel por ter sido o responsável por idealizar a imagem do famoso Bugatti Veyron EB 16.4, Jozef Kaban foi agora anunciado como o novo responsável de design da marca BMW. O eslovaco deixa assim a liderança do departamento que desenhava os modelos da Skoda para assumir as mesmas funções no fabricante bávaro, onde substitui Karim Habib e vai responder diretamente ao responsável de design do Grupo BMW, Adrian van Hooydonk. A marca checa já confirmou a partida, mas no momento do adeus deixou palavras de apreço para com Kaban, destacando o papel que ele teve ao “influenciar significativamente o design e caráter emocional” dos modelos da Skoda.

 

Com 44 anos de idade, Jozef Kaban estudou na Academia de Belas Artes e Design de Bratislava, no seu país natal, a Eslováquia. Depois, como estudante apoiado pelo Grupo Volkswagen, obteve um Master em Arte no Royal College of Art de Londres, em 1997. Especializado em design exterior, foi nessa altura que entrou num concurso da Skoda, onde obteve como prémio pelo segundo lugar uma oferta para trabalhar no Grupo Volkswagen. Assumindo primeiro funções como assistente de design e posteriormente no design de exteriores dos automóveis do consórcio germânico, foi nesta posição que assinou o seu projeto mais famoso, a imagem do Bugatti Veyron EB16.4, mas também ficou ligado aos projetos de modelos como o Seat Arosa e o Volkswagen Lupo. Transitou posteriormente para a Skoda, onde foi responsável pela notória evolução na imagem dos modelos da marca ao longo dos últimos anos, como fica demonstrado por modelos como o Superb, o Fabia e também o primeiro SUV da marca, o Kodiaq.