Descubra o Museu Matra em 2018

Texto: Redação

Já está a sonhar com os destinos que deseja descobrir durante as suas férias de 2018? Porque não uma viagem até ao centro de França, onde pode maravilhar-se com a incrível história do Museu Matra…

Ano novo significa para muitos a oportunidade de escolher novos locais para conhecer. Se é uma daquelas pessoas que começa a planear as suas férias logo nos primeiros dias de janeiro, aqui fica uma excelente sugestão. O centro de França é uma terra de múltiplos encantos, o “coeur” (coração) desta vasta pátria e também o local onde fica o coração de um dos mais históricos construtores gauleses, a Matra. Assim, se visitar Paris e esta zona envolvente repleta de encantos naturais (como o Vale do Loire…) é perfeitamente natural que faça uma passagem também por Romorantin e descubra um dos mais fascinantes testemunhos da história do automóvel, graças ao Museu Matra.

Como carta de apresentação, a marca tem uma vitória num Mundial F1 e três triunfos em Le Mans, mas ao longo dos espaços que nos revelam o valioso passado da “Mecanique, Aviation, Traction” (Matra) são muitos os motivos de interesse à sua espera. Como, por exemplo, o primeiro coupé de motor central da história do automóvel (o Matra Djet de 1962), o Rancho de 1977 que é uma espécie de protótipo do que viriam a ser os SUVS, ou o carro com o primeiro chassis de aço galvanizado, o Murena de 1980. Quer mais? Então não deixe de se encantar com o primeiro MPV europeu, o Espace de 1984 ou o primeiro desportivo com três lugares à frente, o Baghera de 1973.

Igualmente fascinante é a extensa coleção com modelos de competição de várias épocas. E falamos efetivamente de máquinas famosas, ligadas a conquistas dos maiores palcos do desporto automóvel e guiadas por nomes grandes como Jackie Stewart, Graham Hill, Jack Brabham, Jacky Ickx ou Henri Pescarolo. Nomes e carros que fazem da Matra um dos nomes maiores da competição durante o último século, cujo legado fica marcado por títulos tanto na resistência como na F1.

Como pode ver, não faltam motivos para ir descobrir o Museu Matra. A apenas três horas da capital gaulesa, e (facto importante para os amantes da arte…) a somente 60 minutos da casa onde residiu durante o século XVI Leonardo da Vinci, está um dos mais belos e geniais espaços dedicados ao automóvel. Sem dúvida que merece uma visita…

 

A reportagem da Turbo ao Museu Matra foi publicada originalmente na edição nº 433 da sua revista automóvel e será, brevemente, reproduzida na integra também no site. Se quiser saber mais sobre esta incrível exposição automóvel, pode também visitar o site oficial do Museu Matra.

Partilhar