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A curiosa poupança do maior veículo elétrico do mundo

Texto: Nuno Fatela

Além das dimensões e peso monstruosos, o e-Dumper tem ainda uma curiosidade bem interessante: nunca precisa de ser ligado à corrente pois gera mais energia do que aquela que gasta…

Está a trabalhar numa mina de cimento na Suiça aquele que é o maior veículo elétrico do mundo, o e-Dumper. Como a imagem demonstra, trata-se de um gigantesco camião de transporte, que tem um peso de 50 toneladas mas, além disso, consegue levar cargas até 70 toneladas. Para entrar no maior veículo elétrico do mundo é preciso subir nove escadas, após as quais se pode ligar este veículo alimentado por baterias de 700kWh, ou seja, sete vezes mais potentes em comparação com as colocadas nos topos de gama da Tesla.

 

A maior curiosidade deste camião reside, no entanto, no facto dele ser capaz de gerar eletricidade nas suas viagens. A ideia parece inverosímil, mas nós explicamos como acontece. O e-Dumper sobe a encosta para a mina de cimento onde trabalha desde 2015 totalmente vazio, mas quando retorna vem carregado com 70 toneladas de peso. A ascensão consome 30kWh, mas, graças à capacidade de regeneração nas travagens, acaba por gerar 40kWh na descida. Esta energia é depois distribuída pela redelocal, e como o e-Dumper cumpre 20 trajetos diariamente, são 200kWh gerados sem impacto ambiental, tornando (minimamente) mais ecológicos os trabalhos desta mina de cimento.

Os números do e-Dumper

50 – Toneladas de Peso
70 – Toneladas de capacidade de carga
700 – kWh das suas baterias (7 vezes mais potente que os Tesla P110D)
1440 – células de níquel-manganésio-cobalto
4500 – Kg que pesam as baterias. (por vezes algumas das células fazem fumo ou pegam mesmo fogo…)
30 – kWh gastos a subir para a mina
40 – kWh obtidos pela regeneração na descida totalmente carregado
10 – kWh horas enviados para a rede local a cada viagem do e-Dumper
9 – Escadas para entrar a bordo do maior veículo elétrico do mundo

 

Fonte das fotos: Site oficial e Pinterest

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