Publicidade

Crash-tests mostram a evolução do automóvel (22 vídeos)

Texto: Diogo Borges
Data: 10 de Junho, 2017

Os avanços do sector automóvel no departamento da segurança têm sido notáveis ao longo das décadas. Para isso reunimos, em 22 testes, os vídeos que revelamcomo os veículos modernos, e não só, absorvem o impacto dos mais brutais acidentes. Uma demonstração da evolução dos carros nesta área, e de que resulta a redução do números de mortos e feridos nas estradas.

 

EuroNcap… 20 anos depois

Começamos pelo vídeo publicado para assinalar os 20 anos da entidade que supervisiona os carros que entram no mercado europeu. Como poderá ver, a evolução é notória e ajuda a explicar a progressiva redução do número de mortos nas estradas europeias.

 

Chevy Malibu de 2009 vs Chevy Bel Air 1959

Ainda não há muito tempo, proprietários de grandes clássicos acreditavam que os seus compridos blocos de ferro eram mais resistentes do que os mais pequenos, leves e modernos veículos dos nossos dias. Repare nesta colisão entre um Chevy Malibu e um Bel Air e, se dúvidas houvesse, veja-as cair por terra juntamente com os cacos do Chevy clássico.

Tesla Model S

Não custa nada ver este teste… E a razão disso é o facto de o Tesla ter recebido o rating mais alto de sempre da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration). Porquê? Parte da explicação reside na ausência de motor. A parte frontal do Model S dá-lhe a capacidade de absorver mais o impacto. Isto mostra os benefícios da electrificação do sector automóvel vai muito além da sustentabilidade.

VW Bus

Vendidas entre 1979 e 1991, estas carrinhas não parecem lá muito preparadas para a brutalidade de uma colisão frontal. A verdade é que, pelo vídeo, se saem muito melhor do que seria de esperar, em parte devido às zonas de deformação que absorvem muita da força dos impactos.

Volvo XC90, um teste fora de estrada

A marca sueca prometeu que a partir do início da próxima década nenhum ocupante dos seus veículos morreria num acidente, objetivo inscrito na Visão 2020. E estão certamente a fazer esforços nesse sentido, não apenas na mitigação dos efeitos ou total eliminação das colisões como outras áreas em que se inclui as saídas de estrada. Ora veja este XC90 a ser lançado a 80km/h para um buraco.

Mercedes SLS AMG de 2010

Duas coisas interessantes sobre este vídeo: a noção sobre a preparação de um teste de segurança deste género e a perícia da Mercedes em relação às portas do SLS.

Ford Focus a 190 km/h

Não há nenhum sítio do mundo em que os testes de segurança sejam feitos a uma velocidade de 190km/h. Não obstante, o programa de televisão Fifth Gear decidiu ver o que aconteceria a um Ford Focus do final dos anos 90 se este fosse contra uma parede a 190 km/h. O assustador resultado é este.

Teste do Geely CK na América Latina

Em 2010, a fabricante chinesa Geely comprou a Volvo, um histórico que sempre se preocupou com segurança. Não deixa de ser estranho constatar que os asiáticos não se preocuparam em ir a Gotemburgo aprender uma coisa ou outra sobre o assunto. O carro recebeu zero estrelas. Zero!

O Ford Pinto…

Um dos maiores desastres na engenharia da segurança da história automóvel.

Cadillac 1962 vs Cadillac 2002

Este teste foi feito num programa de televisão chamado Stuntbusters que, logo no início, erra em alguns aspectos: por exemplo, o Cadillac não tem um motor V8. Mas a parte interessante do vídeo é quando percebemos que os estragos no antigo Cadillac correspondem a uma queda de um prédio de 18 andares.

 

Limousine

O programa de televisão Fifth Gear quis realizar um teste não muito convencional que teve tanto de revelador como de aterrador. É caso para dizer que estilo não é tudo.

Acidente com um autocarro escolar

Autocarros também fazem testes, evidentemente. Nos Estados Unidos apenas seis estados obrigam os fabricantes de autocarros a ter cintos de segurança… Veja o quão grave é esta situação, que em Portugal não é um problema desde que seja cumprido o Código da Estrada.

Chevy Colorado

Ups… Dizem que o Chevy Colorado até era considerado um carro sólido a nível de segurança. Mas como pode ver neste vídeo, a Chevrolet esqueceu-se de alguma coisa…

A luta dos carros pequenos

Este teste mostra basicamente a luta dos automóveis de pequenas dimensões quando colidem com superfícies mais pequenas como árvores, cabines telefónicas, etc. Como dizem os americanos: “a luta é real!”

Volvo antigo, teste novo

Como vimos anteriormente, a Volvo submeteu os seus XC90 de 2016 a sérios testes de segurança. Mas e se colocássemos à prova um dos modelos antigos num dos testes actuais?

O falhanço dos camiões

Provavelmente já reparou numa barra de ferro traseira logo abaixo das portas dos camiões. Essa estrutura de ferro é uma garantia de que os carros não vão para baixo do pesado em caso de acidente. O problema é que o sistema não estava a funcionar assim tão bem…

Barreiras protectoras 

Certamente já deu por si a pensar naqueles separadores que vemos nas auto-estradas. Aguentariam o impacto de um acidente? Bem… Veja por si.

Testes dos vintage Chevrolet 

Pode não ter a reputação da Volvo, mas a Chevrolet testa os seus automóveis a nível de segurança desde os anos 30. E quem anda nisto há tantos anos há-de aprender umas coisas.

A velha luta ente grandes pequenos, ao estilo dos anos 70

É um facto que o carro mais corpulento tem vantagem numa colisão. Actualmente, para compensar este facto, as construtoras minam os seus modelos mais pequenos com airbags por todo o lado. Mas nem sempre foi assim…

Tata Nano 

Fez manchete em muitos jornais quando saiu por ser o carro mais barato do mundo. Com 2 mil dólares qualquer pessoa podia adquirir este automóvel cujos valores alcançados nos teste de segurança foram…redondos.

Volvo FH series

Neste vídeo a Volvo mostra o processo de testes e desenvolvimento no capítulo da segurança. Os resultados são impressionantes, principalmente quando um destes monstros esbarra numa parede.

O teste feito a pensar em ataques terroristas

Este teste é tão brutal precisamente porque não é feito para proteger – não pelo menos quem vai no veículo. A plataforma que vemos no vídeo funciona como um bloco anti-terrorista desenhado para imobilizar a viatura num ápice. Uma forma bem poderosa de terminar esta compilação de vídeos…

 

Se está preocupado com a segurança automóvel, não deixe de descobrir os carros mais seguros que chegaram à Europa no último ano.