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Conduzimos o novo Audi Q5

Texto: Ricardo Machado
Data: 28 de Novembro, 2016

Nova plataforma. Novo sistema de tração integral quattro ultra. Ainda mais conforto e refinamento. A segunda geração do Audi Q5 chega em janeiro com argumentos reforçados para brilhar no semento dos SUV premium.

Suceder a uma primeira geração que estabeleceu recordes de vendas a nível global, com os mercados norte-americano e chinês em destaque, não é fácil. Consciente dessa responsabilidade, a Audi tomou uma decisão inédita: deslocou a produção de um veículo global para fora da Alemanha. Para ficar mais perto dos principais mercados construiu de raiz uma fábrica no México para produzir a segunda geração do Q5.

Como base serviu-se de uma versão curta da plataforma do Q7, que também é a mesma do A4, permitindo ampliar ligeiramente as dimensões do Q5 original. Há mais espaço para as pernas e 10 litros de capacidade extra na mala. O resto mantém a qualidade e a funcionalidade típicas da Audi.

Em Portugal a partir de janeiro, ainda sem preços ou equipamentos fechados, o Q5 pode ter tração dianteira no motor 2.0 TDI de 150 CV. As versões de 163 CV, ainda em dúvida, e a de 190 CV do mesmo bloco de quatro cilindros terão sempre tração integral quattro ultra. Desviando o binário para eixo posterior apenas quando for necessário, este sistema promete melhorar a eficiência energética. O 3.0 V6 TDI mantém os sistema quattro permanente tradicional.