Porque faz o meu carro barulho ao travar?

Texto: Miguel Policarpo
Data: 15 Maio, 2018

Se o seu carro faz barulho ao travar que, aquele som incomodativo que o sistema de travagem emite, é sinal de que algo não está bem. Saiba quais são as causas prováveis desse azucrinante ruído.

Os chamados ruídos parasitas são desconcertantes e podem inclusive levar ao desespero. Trate-se de um tablier que emite pequenos “estalos”, do apoio de braço que reflete vibrações a rotações mais baixas ou de outros barulhos provenientes diferentes secções do automóvel, interessa identificar a origem do ruído e saber como o solucionar. No caso dos travões, aquele som agudo tão incomodativo é um indicador de algo no sistema de travagem não está a funcionar adequadamente. Saiba quais são as causas mais prováveis.

Pastilhas de travão gastas
A origem mais comum. Quando as pastilhas de travão se gastam, as pinças entram em contacto diretamente com o disco
Discos em mau estado
Um disco deteriorado ou de má qualidade vai emitir barulho na interação com as pinças
Vibrações
Se um dos componentes referidos estiver em mau estado ou existir um desequilíbrio - um deles novo e o outro desgastado - poderão produzir-se vibrações entre eles e criar ruído. O revestimento das pastilhas com teflon evita esta situação
Temperaturas elevadas
Travar intensamente e de forma continuada resulta em fadiga e aumento de temperatura. Os componentes ressentem-se e fazem "a chiadeira"
Humidade ou sujidade
A humidade e a sujidade são também agentes que podem provocar ruídos. Geralmente, ao fim de algumas travagens este problema desaparece.

Leia também: Dores no pescoço? Automóvel pode ser uma das causas…

 

Partilhar