Mobieco

Cargueiro elétrico surge… para transportar carvão

Texto: Nuno Fatela

Esta enorme embarcação foi apresentada na China, e merece destaque pela dupla personalidade. Por um lado é um cargueiro elétrico que não emite gases poluentes, mas por outro é utilizado para transportar um dos combustíveis mais sujos da atualidade.

Está a entrar ao serviço na China um novo cargueiro elétrico, que se move sem recorrer a combustíveis fósseis. Com dimensões de 70,5 metros de comprimento e 13,9 metros de largura, esta enorme embarcação tem uma capacidade de carga de 2000 toneladas. Para tal é alimentado por dois motores de 160kW que recebem energia de uma mistura de supercondensadores e baterías de iões de lítio, com uma capacidade total de 2,4MWh. Isto significa que a sua armazenagem é similar à de 24 Tesla na configuração de topo P100D. Mas, dado o peso que suporta, ele apenas consegue uma autonomia de 80km.

Esta quase centena de quilómetros é suficiente para as suas viagens pelo Rio das Pérolas, onde vai operar na província de Guangdong. Mas é precisamente pelas suas funções que este barco se torna ainda mais mediático, pois o cargueiro elétrico vai servir para transportar carvão. Ou seja, um meio de transporte dos tempos modernos para alimentar centrais de produção de energia cada vez mais obsoletas. Apesar disso, não deixa de representar sempre um passo em frente e uma forma de reduzir (minimamente) o impacto que o carvão tem nos altos níveis de emissões do país.

 

Fonte: Eletrek e Autoblog

 

Partilhar