BMW apresenta conceito de estrada elevada

Texto: Nuno Fatela

A BMW Vision E3 Way é uma solução para meios de transportes de duas rodas eletrificados nas grandes cidades, com benefícios ao nível do fluxo do trânsito, da segurança e das emissões. A comodidade e baixo custo de produção são outros pontos fortes.

E se de repente, as bicicletas e scooters elétricas não tivessem mais de partilhar o trânsito com os veículos de quatro rodas? Esta é a ideia na base do conceito BMW Vision E3 Way, uma ideia nascida no departamento tecnológico que a marca tem na China e que projeta uma solução para a locomoção que responde aos desafios da mobilidade nas grandes cidades. Tentando responder aos problemas causados por questões como os engarrafamentos e poluição do ar, convencendo mais clientes a optar por meios de transporte alternativos, o objetivo é que esta estrada elevada seja simples de fabricar e utilizar e ainda eficiente nas deslocações.

A forma mais fácil de resumir esta BMW Vision E3 Way é referir que se trata de uma estrada elevada para meios de transporte de duas rodas eletrificados, como bicicletas e scooters, em que os três E derivam das palavras elevada, elétrica e eficiente. Ela pretende garantir maior fluidez no trânsito, além de aumentar a segurança por minimizar os conflitos nas viagens. Algo que se aplica não apenas aos condutores e ciclistas como até aos peões, muitas vezes obrigados a partilhar os seus caminhos com as bicicletas pela ausência de ciclovias. A BMW afirma que esta estrada elevada é modular e portanto terá custos de produção reduzidos, podendo servir de ligação a grandes estações rodoviárias, ferroviárias e aos metros, fomentando também as viagens intermodais.

 

Elevada, elétrica e sem emissões

  • Rampas de acesso são criadas ara entrar nestas estradas suspensas, de utilização exclusiva para veículos não-poluentes.
  • A segurança sai reforçada pela minimização de conflitos com outros meios de transporte e ainda pelo facto da velocidade máxima estar limitada a 25 km/h. Além disso, é monitorizada por câmaras e a sua utilização melhorada pela utilização da inteligência artificial, ajudando à sua integração na rede de tráfego das cidades.

 

Eficiente e conveniente

  • A possibilidade de alugar bicicletas nos pontos de entrada torna a BMW Vision E3 Way numa solução de transporte mais cómoda. Fica também facilmente acessível aos que entram na cidade de carro ou por outros transportes.
  • A proteção da chuva, por ser totalmente coberta, e a ventilação para não abafar no tempo mais quente torna-a confortável. Além disso recorre a um sistema de climatização com reutilização das águas da chuva, sendo mais sustentável. Conta ainda com iluminação para poder ser utilizada durante a noite.

Partilhar