Publicidade

BMW transforma a noite em dia em Le Mans

Texto: Miguel Policarpo
Data: 7 de Junho, 2018

As 24 Horas de Le Mans são utilizadas como uma montra para a BMW mostrar os seus desenvolvimentos tecnológicos. Anunciado o investimento no protótipo Fuel Cell, agora a marca mostrará a sua inovadora tecnologia de iluminação do BMW M8 GTE. A noite será tão iluminada quanto o dia.

Estar na vanguarda requer um esforço contínuo e a BMW sabe-o como poucos. Entre 16 e 17 de junho decorrem as 24 Horas de Le Mans, sendo esta prova, integrada no World Endurance Championship (WEC), de especial importância para a marca da Baviera. Considerando que a iluminação é um factor de segurança que importa reforçar, os germânicos desenvolveram, em parceria com a Osram, a inovadora tecnologia de iluminação do BMW M8 GTE. De elevado alcance, o feixe de luz proveniente dos LED ilumina “extremamente bem” toda a largura da pista. Funcionando em conjunto, os faróis auxiliares apoiam a iluminação nas entradas em curva.

Os máximos, com um espetro luminoso muito claro, estão sempre ativados, ao contrário dos carros de produção. Esta tecnologia de iluminação funciona ainda da mesma forma que o botão limitador de velocidade de entrada das boxes. Significa que o feixe luminoso se adapta para não ofuscar as equipas de mecânicos. O BMW M8 GTE é vanguardista também neste aspeto, uma vez que é o primeiro carro de corridas da marca para o qual o departamento da BMW Motorsport concebeu luzes específicas.

Cada um dos faróis principais utiliza seis LED “Oslon Black Flat S” desenvolvidos pela Osram. São muito compactos e brilhantes. Já para os faróis auxiliares a aposta recaiu nos “Olstar Headlamp”, demarcando-se por proporcionar uma luz branca contínua.

Veja o primeiro teste ao BMW M8 GTE