BMW Série 8 Coupé reinventa combinação de luxo e desportivismo

Texto: Nuno Fatela
Data: 15 Junho, 2018

Desenvolvido em paralelo com o M8 GTE que estará nas 24 Horas de Le Mans, o novo BMW Série 8 Coupé promete atingir um novo patamar de dinâmica de condução em combinação com o luxo que se espera de um topo de gama do fabricante de Munique. Hoje apresentado, o BMW Série 8 Coupé chega em novembro a solo nacional

Agora existe um novo pináculo de luxo com origem na Baviera, já que foi finalmente desvendado o novo BMW Série 8 Coupé. Disponível com dois motores, um gasolina de 530cv e um Diesel de 320cv, o modelo promete uma condução extremamente refinada e desportiva, numa dose extra de performance em reta ou em curva para a garantia de luxo que a marca tem nos seus modelos mais requintados. Hoje revelado em Le Mans, o BMW Série 8 Coupé estará em Portugal a partir de novembro.

Motores e mecânica do BMW Série 8 Coupé

Vamos começar logo pela parte mais entusiasmante desde veloz “porta-aviões” do fabricante de Munique, os blocos que se escondem sob o elegante capot. Na modalidade de gasolina temos o M850 XDrive Coupé MPerformance, que equipa um V8 Twinturbo (os dois turbos colocados entre o V do motor) de 4,4L de capacidade. Ele promete chegar aos 100km/h em somente 3,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250km/h, graças a uma potência de 530cv e um binário que ascende aos 750Nm entre as 1800 e as 4600RPM.

O Diesel proposto é o 840d XDrive, que tem um bloco de seis cilindros em linha que anuncia 320cv e 680Nm. Ele contempla já os mais recentes sistemas de controlo de emissões disponibilizados no mercado, o que garante que toda a gama de propulsores cumpre já as normas de emissões Euro 6 TEMP que vão entrar brevemente em vigor.

 

As duas versões surgem em combinação com uma caixa automática de oito velocidades Steptronic, e vão existir diversas opções para adaptar as características de condução. Dessa forma, os condutores podem começar por escolher o Eco Pro e ir aumentando a dinâmica através de modos como o Comfort até culminar as emoções fortes do BMW Série 8 Coupé nas opções Sport e Sport+.

Para garantir que as emoções fortes e o estilo desportivo do modelo não têm rivais, surgem ainda alguns “apetrechos” extra. É o caso da suspensão adaptativa M, do diferencial autoblocante no eixo traseiro, as quatro rodas direcionais e ainda o sistema de escape desportivo. Além disso, no caso do M850 será possível optar pela barra estabilizadora ativa.

Dimensões, estética e tecnologias do BMW Série 8 Coupé

O BMW Série 8 Coupé foi desenvolvido em conjunto com o M8 GTE (veja aqui os vídeos dos testes), a aposta da marca este ano para as 24H de Le Mans. Isto serve desde logo de garantia de uma configuração mais desportiva, sendo destacados o baixo centro de gravidade, distribuição de pesos otimizada e ainda a construção de baixo peso com recurso a uma mescla de alumínio, magnésio e fibra de carbono.

O resultado, quando se pega na fita métrica, são 4843mm de comprimento, 1902mm de largura, 1341mm de altura e os dois eixos distanciados por 2822mm. Este visual surge num perfil extremamente aerodinâmico, ou não fosse o BMW Série 8 Coupé um modelo que segue os cânones dos modelos com esta designação, como as linhas descendentes do teto na secção posterior.

 

No exterior destaca-se a presença das óticas mais esguias de sempre de um modelo da marca. E que podem ser apreciadas desde bem longe, caso os clientes optem pela tecnologia de luzes Laser em que os feixes seletivos podem alcançar os 600 metros de distância. No exterior destaca-se ainda a existência do M Sport Package (jantes de 19’’, sistema de travagem M, volante M, bancos multifunções e soleiras de portas iluminadas com o logo da divisão de performance) e ainda do M Performance (que recorre a jantes de 20’’ de liga leve e pneus de alta performance, sistema de travagem ainda mais poderoso e elementos estéticos exclusivos em cor contrastante).

Mas quem queira um visual verdadeiramente desportivo deve sem dúvida optar pelo pack M Carbon para o exterior. Ele é a garantia de um estilo inspirado na competição, com as generosas entradas de ar, as capas dos retrovisores e ainda o difusor e spoiler traseiros em fibra de carbono.

Luxo a bordo do BMW Série 8 Coupé

A imagem exterior extremamente dinâmica do BMW Série 8 Coupé é replicada no interior, mas com a combinação com o requinte a sair ainda mais sublinhada e enriquecida. Embora o foco de desenvolvimento tenha sido totalmente colocado no condutor, e na forma como ele pode explorar todo o potencial deste topo de gama, surge uma mistura de materiais de alta qualidade e soluções que garantem um refinamento estupendo a todos os ocupantes. A iluminação de ponta a bordo é um exemplo daquilo que espera os passageiros, mas existem opcionalmente ainda soluções como a BMW Display Key, carga wireless do smartphone, aplicações em vidro para diversos elementos e ainda o Diamond Surround Sound da Bowers & Wilkins.

Destaque na apresentação das informações para dois elementos. O primeiro é o facto do ecrã de 7’’ poder ser substituído por outro maior, com 10.25’’. E ainda merece referência o aumento da área de projeção do Head-Up Display em 16%, passando a surgir também grafismos tridimensionais otimizados.

O novo BMW Série 8 Coupé chega a Portugal em novembro. Brevemente vamos trazer até si mais informações sobre este modelo que combina desportivismo e luxo numa combinação estupenda.

 

Partilhar