Publicidade

BMW projeta Fuel Cell para Le Mans

Texto: Francisco Mota
Data: 14 de Maio, 2018

A BMW fez um protótipo Fuel Cell  para correr nas 24 horas de Le Mans, mas o projeto só deverá ver a luz do dia em 2020. Entretanto, a marca confirmou que vai apresentar o Série 8 Coupe no dia 15 de junho.

Depois de ter voltado ao WEC este ano, com uma versão GTE do seu M8 Coupé, cuja versão de estrada ainda não foi lançado no mercado, a BMW poderá estar a pensar em participar futuramente na categoria mais alta do campeonato, os LMP1. Neste momento, o regulamento técnico apenas permite a existência de protótipos híbridos, numa classe em este ano apenas se inscreve a Toyota; e os não híbridos, destinados a equipas privadas.

Contudo, um grupo de trabalho da FIA e do ACO está a trabalhar numa nova regulamentação técnica para entrar em vigor após a presente super-temporada, que começou em Spa-Francorchamps e só acabará nas 24 horas de Le Mans de 2019. A próxima temporada terá início a seguir à clássica prova francesa de 2019 e terá o seu final na edição de 2020 da mesma prova, passando assim o campeonato WEC a durar de um ano para o próximo, como no futebol.

No seu plano de usar a competição para promover modelos concretos ou novas tecnologias, a BMW inscreve o M8 Coupé na categoria GTE, no primeiro caso e participa na Fórmula E, no segundo caso. No entanto a marca poderá estar a preparar um terceiro projeto. Segundo o director da BMW Motorsport, Jens Marquardt revelou em entrevista ao semanário francês “Auto Hebdo”, a BMW elaborou um projeto de um protótipo movido a Fuel Cell, que poderia encaixar num hipotético futuro regulamento para a categoria LMP1, cujos detalhes não foram ainda anunciados pela Federação Internacional do Automóvel. Marquardt afirmou que “fizemos um estudo para saber se era viável e chegámos à conclusão que era. Trata-se de uma tecnologia que poderemos tomar em consideração para uma aplicação em corridas de resistência.”

Leia também: BMW M850i a caminho com 530cv

O diretor da BMW Motorsport considera que ainda estamos longe de ter uma bateria que possa ser usada para um protótipo apenas elétrico, durante uma corrida como Le Mans, por isso a Fuel Cell seria uma boa alternativa e concluiu dizendo que “trata-se de uma tecnologia que poderia ser usada na classe dos protótipos.”

Resta saber como terá a FIA acolhido esta ideia, sabendo-se que está neste momento a definir o regulamento técnico para 2019/2020, depois de o WEC ter visto desertar a Audi e a Porsche, deixando a Toyota sozinha.

A BMW agendou para o dia 15 de junho, na véspera do início de Le Mans, a apresentação do Série 8 Coupe.