Publicidade

BMW atualiza Série 4

Texto: Nuno Fatela
Data: 17 de Janeiro, 2017

O modelo bávaro lançado em 2013 conta com ligeiras alterações no design exterior e interior, modificações na gama de motorizações e expande a oferta de equipamentos. A gama continua a ter no topo das opções desportivas o poderoso M4 que, com o Competition Package, alcança os 450CV de potência e pode ver no vídeo seguinte.

Disponível nas carroçarias Coupé, Gran Coupé e Cabrio, e contando com variantes desportivas “M4”, o BMW Série 4 acaba de receber um restyling por parte do fabricante germânico. Na estética exterior destaca-se a introdução de novos para-choques e também grupos óticos, exclusivamente compostos por LEDS e com assinatura visual distinta. Surgem também novas linhas para a icónica grelha da BMW e a paleta de cores é agraciada com a introdução de dois novos tons, o Snapper Rocks Blue e o Sunset Orange. Potenciando o visual do Série 4, a BMW disponibiliza também diversos novos desenhos de jantes.

Para o interior a maior novidade passa pela inclusão de um novo painel de instrumentos, onde será possível optar entre diversos grafismos. Junta-se ainda no leque de alterações a introdução de novos acabamentos e cromados colocados na envolvência das saídas da ventilação. Com este upgrade a focar-se também nos conteúdos tecnológicos do Série 4, passa a ser disponibiliza opcionalmente um sistema de carregamento por indução ao centro, na zona de repouso dos braços, e na vertente multimédia o foco vai para a evolução do sistema “Professional” com interface renovado e compatível com Android Auto e Apple Car Play. Continua a ser possível enriquecer ainda mais o visual do BMW Série 4 com recurso a quatro packs distintos, que são o Advantage, o Sport, o Luxury e o MSport.

A gama de motorizações foi reduzida com a exclusão da gama da versão 425d com motor diesel de 224CV, mas devido às várias opções com recurso a transmissões manuais de seis velocidades ou automáticas de oito relações, e também a escolha entre tração traseira ou integral, o fabricante bávaro afirma que existem 31 variantes diferentes à escolha. A base é um conjunto de quatro motores diesel e três gasolina, sendo esta última gama composta pelos 420i (184CV), 430i (252CV) e 440i (326CV). Entre os motores a gasóleo será possível escolher entre o 418d (apenas com carroçarias Coupé e Grand Coupé e potência de 150CV), o 420d (190CV), o 430d (258CV) e o 435d (313CV). Entre as alterações na mecânica, a marca destaca também o aumento da rigidez da suspensão, que melhora a precisão em curva e oferece mais conforto aos ocupantes.

A marca destacou refere ainda que introduziu também ligeiras alterações para os desportivos M4 Cabrio e M4 Coupé, que contam de origem com a iluminação LED adaptativa com gráficos hexagonais e ganham novos farolins traseiros. Procurando conferir um ambiente desportivo mais sofisticado ao habitáculo, estes dois modelos contam também com a versão mais recente do sistema de navegação Professional e incorporam novos atributos Connected Drive. Sob o capot permanece o poderoso bloco de seis cilindros com tecnologia M Twin Power Turbo, de 431CV, estando ainda contemplado na oferta um Competition Package que oferece um upgrade de 19CV na potência para um total de 450CV. Quando equipado com a transmissão automática de 7 velocidades (opcional), o modelo demora apenas 4.0 segundos no sprint 0-100km/h.