Bentley começa o ano a acelerar com V8

Texto: Nuno Fatela
Data: 13 Janeiro, 2018

O Bentley Bentayga V8 é a primeira novidade do ano para a marca britânica, reforçando a oferta do seu SUV com uma versão que alia ao requinte um ‘feeling’ mais desportivo e tem o mais poderoso sistema de travagem dianteiro de todo o mundo.

A Bentley acaba de desvendar uma nova motorização para o mais luxuoso SUV do mundo, dando a conhecer a versão com motor V8 gasolina para o Bentayga. Esta nova opção junta-se ao W12 a gasolina de 608cv e ao diesel de oito cilindros com 435cv, numa gama que será posteriormente reforçada com a variante híbrida, e pretende conciliar os patamares mais elevados de requinte com uma condução mais desportiva. Algo que os condutores vão poder sentir tanto em estrada como nas aventuras off-road, graças aos vários modos de condução e níveis para adaptar o comportamento da suspensão do Bentley Bentayga V8.

O destaque nesta nova versão vai, obviamente, para o bloco que se encontra sob o capot, um propulsor V8 de 32 válvulas, que tem 5.0L  de capacidade e dois turbos. As especificações anunciadas são 550cv (às 6000RPM) e 770Nm (entre as 1960RPM e as 4500RPM), que permitem atingir os 100km/h em 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 290km/h. Outra das referências vai para a sonoridade, definida como um “suave rugido que desperta os sentidos”.

Mas, e mesmo tratando-se de um segmento onde os gastos com consumo são a menor das preocupações dos clientes, a eficiência do V8 é outro fator destacado, pois são anunciados consumos de 11,9L/100km numa condução mista e uma autonomia de 740km. Algo para que contribuem o start&stop e, principalmente, a desativação de metade dos cilindros. Um sistema extremamente avançado, que demora apenas 20 milissegundos a fazer a passagem, de forma impercetível, entre os quatro e os oito cilindros.

Para explorar com toda a confiança a dinâmica superior do Bentley Bentayga V8, os condutores vão poder contar com o mais poderoso sistema de travagem da marca britânica. Esta configuração é também a mais poderosa de todo o mundo para a dianteira, já que contempla discos de 440mm, ajudados pelos que têm 370mm de diâmetro na retaguarda. Recorrendo ao composto de carbocerâmica e a pinças de dez pistões, que podem ser pintadas a vermelho ‘Tornado’, são anunciados 6000Nm de binário máximo de travagem.

Mas as excelsas capacidades deste SUV são ainda potenciadas por diversos auxílios eletrónicos, como o Dynamic Ride que recorre ao sistema de 48 volts. Ele atua na suspensão e contrapõe as forças laterais geradas em curva, para garantir máximo contacto das rodas com o asfalto. Além disso, é referida ainda a obtenção de uma resistência torsional variável, outro dos trunfos para a combinação superior entre dinâmica e conforto. O controlo eletrónico de estabilidade e o avançado controlo de tração multimodo elevam ainda mais os atributos deste requintado modelo.

Desportivismo, suavidade de rolamento e adaptabilidade a todos os pisos são adjetivos que se conjugam na condução do versátil Bentley Bentayga V8, graças ao que é definido como “a maior gama de ajustes para a condução na estrada e fora dela”. Uma forma de enfatizar a opção entre oito modos à escolha do condutor, quatro para asfalto e quatro para off-road, a que se juntam mais quatro hipóteses para ajustar o comportamento da suspensão.

Todas estas escolhas são colocadas ao dispor do condutor num habitáculo onde surgem diversas novidades na escolha do visual. Os destaques são os revestimentos a fibra de carbono com alto brilho, em madeira no volante e outros locais e ainda com a pele em tons vermelhos ‘Cricket Ball’. Estas são formas de complementar o exclusivo look exterior do Bentley Bentayga V8, caracterizado pela grelha cromada a negro e também as duplas saídas de escape. Surge ainda a possibilidade de escolher entre 11 desenhos distintos para as jantes, entre as quais está a nova opção com de 22” com cinco raios e acabamento polido para a pintura negra.

 

Este ano é ainda esperada a adição à gama do SUV de luxo uma variante híbrida. Este é um dos principais trunfos para Portugal entre as novidades que a SIVA vai revelar em 2018.

Partilhar