Mobieco

Bateria com 300km em 6 minutos criada pela Toshiba

Texto: Nuno Fatela

Recorrendo a uma nova tecnologia para bateria com eletrodos de titânio e nióbio, é possível obter cargas muito mais velozes e ainda várias vantagens na preservação das baterias.

A Toshiba anunciou estar a desenvolver com sucesso uma nova bateria com eletrodos de óxido de titânio e nióbio, que duplica a capacidade das baterias e permite cargas a alta voltagem três vezes mais rápidas. Segundo a empresa nipónica, uma das especialistas em baterias para veículos elétricos, esta nova solução permite oferecer uma bateria de alta densidade e velocidade de carga, que num compacto de emissões 0 com packs de 32kWh consegue obter 320km de autonomia em apenas 6 minutos, três vezes mais do que os sistemas atuais.

 

Além da vantagem ao nível da velocidade de carga, demonstrada pelo quadro superior, é referida ainda a maior durabilidade deste componente, pois os eletrodos de óxido de titânio e nióbio acumulam menos depósitos em carga rápida ou a baixa temperatura. Algo que, recorda a Toshiba, é uma das principais causas de degradação e curto-circuitos internos. Segundo a empresa, esta nova bateria com eletrodos de óxido de titânio e nióbio tem o dobro da densidade energética e consegue manter 90% da sua capacidade inicial mesmo após 5000 ciclos de carga/descarga.

 

Partilhar