Publicidade

Ayrton Senna homenageado pela Lamborghini

Texto: Nuno Fatela
Data: 31 de Março, 2017

Os testes a um F1 com motor V12 da Lamborghini, realizados no traçado do Estoril, são o mote para a nova exposição do Museu da marca transalpina.

 

Recordando o teste realizado em 1993 pelo piloto brasileiro no traçado do Estoril a um McLaren equipado com motor V12 da Lamborghini para a F1, a marca do touro vai levar a cabo a partir de 12 de abril uma exposição dedicada a Ayrton Senna. Realizada no Museu de Sant’Agatta Bolognese e designada “Ayrton Senna. The Last Night”, esta será uma exibição fotográfica de todos os monolugares conduzidos pelo astro brasileiro, e será enriquecida com a presença de vários carros que o canarinho conduziu ao longo da carreira. A marca vai ainda aproveitar a inauguração da exposição, com a presença do CEO Stefano Domenicalli, para dar início a uma parceria no seu museu com a Pirelli, demonstrando os laços e paixão automóvel partilhada pelas duas companhias. Para atrair ainda mais visitantes, durante esta exposição vão estar ainda expostos os novos Aventador S e Huracan Performante no Museu de Sant’Agatta Bolognese.

O fabricante transalpino explicou sucintamente quais os objetivos desta exposição, numa declaração que reproduzimos de seguida: “A exibição tem o nome ‘Ayrton Senna. The Last Night’ com a intenção de recordar as memórias de um dos mais admirados e celebrados pilotos da Fórmula 1, trazendo um olhar mais próximo a alguns dos mais significativos momentos da sua vida: as suas primeiras incursões nos karts; os monolugares das classes inferiores que ele dominou desde a partida; a sua estreia na Fórmula 1; as suas famosas vitórias e derrotas; os seus amigos e rivais em pista; a relação complicada com Alain Prost; a sua vida amorosa; a sua fé e vida familiar; e as suas dramáticas horas em pista após a última noite, sem descanso, passada num hotel perto de Imola”. A exibição culmina precisamente com a última noite passada na agora famosa “Suite 200” do Hotel Castello, perto do traçado do GP de San Marino onde o piloto perdeu a vida a 1 de maio de 1994.

Para abrilhantar esta exibição está confirmada a presença de vários monolugares utilizados pelo piloto, com destaque para o Toleman da primeira temporada na F1, o Lotus JPS preto que ofereceu a Ayrton a primeira vitória, o McLaren de múltiplas vitórias e o Williams com que cumpriu as últimas provas. Também o seu kart, dois Fórmula Ford e um Ralt F3 vão ser expostos. Além disso, juntamente com o Lamborghini F1 desenhado por Mauro Forghieri vai estar, na abertura da exposição, o McLaren branco com motor V12 da marca transalpina utilizado nos testes de 1993 no Estoril, um evento que deu o mote para a exibição “Ayrton Senna. The Last Night”, que decorre entre 12 de abril e 9 de outubro em Sant’Agatta Bolognese.