Audi RS4 Avant: Com bagagem para uma condução desportiva

Texto: Nuno Fatela

A carrinha desportiva Audi RS4 Avant está ainda mais poderosa, e foi dada a conhecer no Salão de Frankfurt.

A Audi é uma das campeãs da estreias no Salão de Genebra, com os concepts Aicon e Elaine, o novo A8 e também uma forte aposta nos desportivos, demonstrada pelo R8 RWD e pela nova RS4 Avant. Rivalizando com propostas como a Mercedes AMG C63 Station (aqui testada na versão S), o modelo recorre a um motor V6 2,9L biturbo similar ao que equipa o RS5. Neste caso a potência é de 450CV (mais 96CV que o S4 Avant) e comparativamente à sua antecessora ganha 170Nm de binário, para um registo de 600Nm que está disponível numa faixa mais ampla. A canalizar todo este poder para as quatro rodas encontramos uma transmissão automática de oito velocidades Tiptronic. Isto permite à nova Audi RS4 Avant acelerar até aos 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto a velocidade máxima de 250 km/h pode elevar-se aos 280 km/h com o pack RS Dynamic.

A suspensão desta carrinha de topo está colocada 8mm mais perto do solo em comparação ao A4 com suspensão desportiva, embora seja possível optar pela suspensão específica RS Sport Plus com Dynamic Ride Control para maior estabilidade. Da lista de opcionais constam ainda os travões cerâmicos e a direção RS com ajustes específicos.

Na estética, o exterior mais agressivo conjuga-se com a atmosfera marcada por tons negros do habitáculo, nas fotos a contrastar com a cor branca escolhida para os revestimentos. Os bancos desportivos podem opcionalmente contar com um padrão favo de mel, similar ao que se encontra na grelha e entradas de ar dianteiras, e surge ainda um volante específico com a parte inferior plana e logos específicos RS em diversos locais. NoAudi Virtual Cockpit, o painel de instrumentos digital, e o Head-Up Display surgem indicações específicas RS, como as forças G, pressão dos pneus e binário. Para aqueles que desejem uma atmosfera mais exclusiva, estão ainda disponíveis para a Audi RS4 Avant os packs de estilo em carbono com alumínio ou elementos a negro e ainda um outro em que os tons pretos dominam ainda mais a atmosfera interior.

Partilhar