Audi revela planos para o Q4 e o Q8

Texto: Nuno Fatela

Já são conhecidas as datas de entrada em produção e os locais onde serão fabricados os dois novos SUVS da marca de Ingolstadt.

A Audi já desvendou os planos de produção para os dois novos modelos que vão reforçar a sua gama de SUVS, o Q8 e o Q4 (uma designação obtida pela marca após um longo diferendo com a Alfa Romeo devido ao sistema de tração homónimo do fabricante transalpino). Será já no próximo ano que a oferta de SUVS e Crossovers da marca dos quatro anéis ganha um novo topo de gama, pois o novo Q8 (antevisto por concepts nos Salões de Detroit e de Genebra) estará a partir de 2018 em produção na fábrica que a Audi detém em Bratislava, onde vai passar a fazer companhia ao Q7. E são grandes as expetativas da Audi para o Q8, já que a marca afirma que ele se irá colocar num patamar à parte e mais elevado do mercado automóvel, surpreendendo pela combinação entre áreas generosas e um design emotivo, acompanhado das mais recentes tecnologias de assistência ao condutor e infotainment.

Já o modelo que se irá colocar num patamar intermédio entre os Q3 e Q5 vai estar nas linhas da unidade de produção de Gyor um ano mais tarde, com 2019 a ser apontado como a data de chegada do Q4. Este será um crossover (CUV – coupé Utility Vehicle) que, como a própria categorização refere, irá adotar as linhas dinâmicas e aerodinâmicas dos coupés e um perfil bastante desportivo. A Audi Hungaria, em Gyor, contará ainda com a chegada de um novo crossover às suas linhas de produção, pois o Q3 deixará de ser fabricado em Martorell (Barcelona) e passará a nascer no leste do continente europeu. Ou seja, aproveitando também as sinergias potenciadas pelas plataformas modulares, a Audi agrupa a produção dos seus SUVS e Crossovers, escolhendo a mesma fábrica para o Q7 e o Q8 e seguindo a mesma lógica para os Q3 e Q4. A marca alemã tem grandes expetativas para estes duas apostas, e o responsável pelas áreas de logística e de produção do fabricante premium germânico, Hubert Waltl, afirma que estes novos modelos “vão aumentar a competitividade [da Audi] neste segmento extremamente importante”

 

Enquanto não chega a versão final do Audi Q8, aproveite para se maravilhar com as fotos dos concepts de antevisão ao modelo que a marca revelou em Detroit e Genebra.

Partilhar