Publicidade

Audi Q8 Concept arrebata Detroit

Texto: Nuno Fatela
Data: 9 de Janeiro, 2017

A antevisão do futuro SUV topo de gama de Ingolstadt, com tecnologia e-tron e comercialização prevista para 2018, arrebatou o Salão Automóvel de Detroit.

Com chegada ao mercado prevista para 2018, o futuro SUV topo de gama da Audi, o Q8, apresenta-se numa versão conceptual no Salão de Detroit, antevendo as futuras linhas deste modelo. Este será um modelo com motorização híbrida e-tron, que combina um motor a gasolina 3.0 TFSI de 333CV e um elétrico com 134CV para alcançar uma potência combinada de 442CV e binário de 700Nm. Através de uma transmissão de oito velocidades TipTronic, a potência é enviada para o sistema quattro que faz a repartição entre as quatro rodas.

 

Utilizando baterias com 17,9kWh de capacidade para conseguir cumprir até 60km em modo de emissões 0, este SUV garante uma autonomia total superior a 1000km, já que os consumos médios se cifram nos 2,3L/100km. Para tal a poupança é potenciada pela comunicação da Audi com as infraestruturas de forma a otimizar a navegação, pela função coasting e ainda pelo assistente preditivo de eficiência, que com base nos dados da envolvência ajuda o condutor a gastar menos combustível. Os modos de condução incorporados no Audi Q8 concept são o EV (100% elétrico), o modo híbrido que conjuga os dois motores e ainda o Battery Hold, que reserva parte da energia das baterias para utilizar mais tarde.

Com 5020mm de comprimento e 2040 de largura, e uma distância de três metros a separar os eixos onde surgem jantes de 23’’ bicolor com um design singular, é destacada pela marca a forma como as linhas descendentes do teto, ao estilo coupé, marcam o estilo deste SUV com 1,70m de altura. Com cavas das rodas proeminentes e a grelha octogonal Singleframe com frisos verticais e grelha favo de mel a conferirem imagem mais musculada ao modelo, outro destaque vai para a combinação entre design e tecnologia nos grupos óticos. Na dianteira surge uma combinação entre as luzes Matrix e a assinatura visual diurna e indicadores de mudança de direção progressivos LED, mas é na retaguarda que está o principal destaque. Aqui é possível contemplar uma faixa LED a toda a largura do modelo, que juntamente com as luzes no spoiler superior informa que o condutor acionou os travões. De referir ainda que tanto o volumoso Pilar C como a faixa preta por baixo da iluminação traseira evocam a memória do histórico Audi Quattro da década de 80.

 

A evoluída iluminação exterior serve para anunciar a forte componente tecnológica que se encontra ao aceder ao habitáculo através de portas acionadas por sensor. Acolhidos confortavelmente num interior com revestimentos em pele e Nappa, a digitalização das informações “reina” a bordo, pois além do já famoso Virtual Cockpit todas as outras superfícies para ecrãs são Touch, reduzindo o total de comandos físicos. Destaque aqui para a combinação do ecrã de infotainment de 12,3’’ com a realidade aumentada incorporada no head-up display, que permite, por exemplo, a apresentação de setas para indicar as rotas de navegação no vidro dianteiro. Tratando-se do SUV de maiores dimensões da Audi, quando chegar a versão de produção em 2018, as generosas dimensões são combinadas com uma grande capacidade na bagageira, que nesta versão conceptual presente em Detroit alcança os 630L.