Audi mostra o novo RS3 Sportback

Texto: Nuno Fatela

Esta versão passa também a contar com o motor 2.5 TFSI de 400CV.

Apos ter revelado o RS3 Sedan, a Audi desvendou hoje as primeiras fotos do RS3 Sportback, que passa a fazer uso de um motor de cinco cilindros 2.5TFSI de 400CV e 480Nm, um registo de potência que supera o dos rivais BMW M2 Coupé de 370CV e Mercedes A45 AMG, de 381CV. Podendo descobrir as principais caraterísticas técnicas do novo RS3 na Revista Turbo 425, atualmente nas bancas, a marca de Ingolstadt destaca na versão Sportback a capacidade de acelerar até aos 100km/h em apenas 4,1 segundos e ainda o facto de ser possível, mediante pedido, elevar a velocidade máxima limitada a 250km/h para os 280km/h. A utilização da dupla injeção no motor e o comando variável da abertura das válvulas de escape são outras soluções para melhorar o rendimento do modelo, num desportivo que envia a potência através de uma transmissão S Tronic de sete velocidades para o sistema de tração integral quattro, que faz a gestão da potência entre os dois eixos.

 

O design distinto do RS3 Sportback, com a distância ao solo reduzida em 25mm graças à nova suspensão, ganha contornos mais agressivos na dianteira, com a inclusão de um grelha Singleframe com favos de mel em preto gloss e ainda entradas de ar de dimensões superiores e uma distinta lâmina na parte inferior do para-choques. Da traseira é destacado o spoiler colocado no prolongamento do teto, juntamente com o para-choques que integra um difusor e duas grandes saídas de escape.

 

A atmosfera desportiva do interior é enriquecida pelos bancos desportivos forrados a Nappa e com o logo RS incorporado, juntamente com o volante desportivo. Junta-se ainda a apresentação de novas informações no painel de instrumentos, a cargo do Virtual Cockpit, a oferecer dados como a pressão do turbo, a temperatura do óleo e um contador de tempos por volta. No painel de instrumentos digitalizado passa a surgir um Modo RS, com o tacómetro colocado ao centro, permitindo obter leituras de outras informações como o binário, as forças G geradas e a pressão dos pneus. No caso do modelo estar a operar com a caixa em modo manual, surgem ainda grafismos para ajudar o condutor a saber os momentos exatos para fazer as passagens.

 

Partilhar