Audi lança concept desportivo híbrido do Q8

Texto: Francisco Correia

Na abertura do Salão Automóvel de Genebra, a Audi apresenta um protótipo do Q8 com novidades promissoras

O futuro da gama Q8 da Audi deve passar também por este novo sport concept. A marca do grupo Volkswagen aposta na inovação deste SUV desportivo com novas linhas aerodinâmicas na dianteira e traseira, já conhecidas do Q8 concept, e um sistema de propulsão de grande eficiência.

Nesta versão conceptual, a Audi tem um motor V6 turbo 3.0 TFSI de seis cilindros de 450CV com um compressor eléctrico e uma corrente de 48 volts, adaptando aos gasolina uma tecnologia proveniente do SQ7 TDI, lançado já neste ano. A própria Audi já confirmou que esta tecnologia será implementada em diversos modelos no futuro.

Este protótipo híbrido utiliza ainda um motor eléctrico de 27CV e 150Nm, o que permite obter uma potência máxima de 476CV e um binário de 700Nm. Este modelo pode atingir os 100km/h em 4,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 275km/h. A Audi refere também que este concept está equipado com a tracção integral e uma suspensão que pode variar a distância do SUV ao solo em 90 milímetros. Apesar da marca não especificar os dados de consumo avança que um depósito de 85 litros garante uma autonomia de 1200km. Por detrás das jantes de 23” encontram-se discos de cerâmica.

A nível de design, este concept apresenta diversas semelhanças a outro homónimo que foi apresentado em Detroit. O interior está habilitado para 4 passageiros e conta com três ecrãs digitais de notáveis dimensões: dois no centro do tablier e outro como o painel de instrumentos na frente do condutor. Confira nas fotografias.

Partilhar