Audi apresenta e-tron Sportback Concept em Xangai

Texto: Miguel Policarpo

O SUV elétrico Sportback da Audi começará a ser produzido em 2019, e estima-se que o modelo será capaz de atingir dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.

A Audi acaba de reforçar a sua aposta na mobilidade sem emissões poluentes com um novo protótipo revelado no Salão de Xangai. Recorrendo a três motores elétricos, distribuídos pelos 4,90m de comprimento da carroçaria – um no eixo dianteiro e dois montados no eixo posterior – o e-tron Sportback Concept debita 435 cv que podem ser aumentados para os 503 cv em modo boost. A marca anuncia que a velocidade de ponta estará limitada aos 210 km/h e a bateria, com capacidade de 95 kW/h, permite uma autonomia de “mais de 500 km”.

 

A arquitetura acompanha as linhas futuristas características de veículos elétricos – equipado com jantes de grandes dimensões, de 23 polegadas, incorporadas nas sobressaídas cavas das rodas, separadas por uma “saia” lateral aerodinâmica. Na frente, inclinada para cortar o ar de forma mais eficiente, emergem as óticas em LED, de desenho partilhado com outros modelos da marca, e o símbolo da Audi iluminado.Mantem-se a icónica grelha Singleframe ainda que com os frisos longitudinais suprimidos, conferindo ao concept um estilo distinto e próprio, tal como antevisto nos primeiros esboços revelados. A traseira encerra-se num extenso declive ao estilo coupé sem prescindir de um spoiler similar ao dos modelos RS da marca. Este visual privilegia a dinâmica e corrobora a génese desportiva do SUV Sportback, com 1.98m de largura e 1.53m de altura.

A iluminação é um aspeto que a Audi privilegiou na produção do concept. Os referidos faróis dianteiros em Led Digital Matrix – uma novidade que combina os led tradicionais com projetores laser – bem como os farolins na retaguarda, além de exprimirem o estilo da marca foram desenvolvidos com recurso à mais recente tecnologia, funcionando quer a favor do condutor e dos ocupantes do habitáculo, quer em prol dos condutores de outras viaturas, através de sensores adaptativos. O conceito de tecnologia é reproduzido na ausência de retrovisores exteriores – substituídos por camaras – o que não só privilegia a aerodinâmica e otimiza a acústica como permite combater a existência de ângulos mortos. O interior do SUV e-tron Sportback concept reveste-se em vários ecrãs TFT e OLED, possibilitando a existência do Virtual Cockpit apoiado por dois touchscreens de generosas dimensões na consola central.

 

 
O Audi e-tron Sportback concept é mais uma confirmação da aposta que a Audi está a fazer na mobilidade elétrica, como demonstram os planos para propostas de emissões 0 do A7 e Q4 e ainda os protótipos Q8 Concept de Detroit e Q8 Sport desvendado em Genebra.