Aston Martin DB4 GT regressa à vida

Texto: Nuno Fatela

O histórico desportivo regressa à vida numa série limitada de 25 unidades a cargo da Aston Martin Works em Newport Pagnell, marcando também o regresso ao ativo desta fábrica após 10 anos.

Um dos mais raros modelos da Aston Martin está prestes a regressar às linhas de produção, já que a marca anunciou que irá fabricar mais 25 unidades do DB4 GT. Nascido a partir do original DB4 em 1959, no mesmo ano em que a marca venceu as 24H de Le Mans, este era um verdadeiro superdesportivo na sua época, contando com um motor de seis cilindros em linha com 340CV de potência. Recebendo uma redução de peso em relação ao Aston Martin DB4, o GT era também mais curto e esguio, tendo sido fabricadas oito unidades de uma versão Lightweight que está agora na origem desta série especial. As 25 unidades agora fabricadas vão combinar técnicas tradicionais com métodos avançados de produção, com melhoramentos na performance do motor, direção, travagem e segurança, com mantendo o DB4 GT Lightweight fiel ao seu carisma e sensações ao volante originais. A identificação dos modelos será também mais um tributo ao Aston Martin DB4 GT, já que ela dará continuação à série de chassis 0202R interrompida em 1963.

O fabrico destas 25 unidades marca também o regresso ao ativo de Newport Pagnell, onde as 75 unidades do original DB4 GT nasceram e que não vê sair nenhum modelo das linhas de produção desde o último Vanquish S foi aqui fabricado em 2007. As instalações foram alvo de modernização e vão agora voltar a ser utilizadas após dez anos, para o projeto do Aston Martin DB4 GT.