As melhores perseguições em filmes dos anos 80

Texto: Nuno Fatela

Depois de ontem lhe termos revelado as mais espetaculares cenas das décadas de 60 e 70, aqui ficam as melhores perseguições em filmes dos anos 80. Uma lista que logo na fase inicial conta com Eddie Murphy pendurado na traseira de um camião! Depois, é sempre a subir…

Com o passar dos anos, começou a ser cada vez mais imperativo que um grande filme de ação tivesse uma intensa cena de perseguição a bordo de um automóvel. Ou pelo menos com dois meios de transporte em rota de colisão a alta velocidade, como no mítico final de Rambo III com um tanque e um helicóptero. A visita desta “máquina de guerra” ao Afeganistão não tem entrada nesta lista, mas nem por isso faltam momentos espetaculares, como com o próprio Stallone no papel de Cobra.

 

Antes de passar para o vídeo com as melhores perseguições em filmes dos anos 80, aqui ficam apenas alguns dos memoráveis momentos que vai encontrar nos filmes: carros estacionados transformados numa rota de fuga, o mais famoso robot vindo do futuro, disparos de metralhadoras por um condutor que segue em marcha-atrás, um camião com metade das rodas no ar e num cavalinho e aquele que é provavelmente o maior engarrafamento policial da história. Claro, não podiam faltar dois dos maiores clássicos da época, Regresso ao Futuro e Mad Max, bem como o mais famoso agente secreto de sempre. E, no segundo lugar, uma cena tão perigosa que foi a última a ser gravada pois, se algum dos atores viesse a perder a vida já havia material suficiente para compor o filme!

 

Partilhar