Publicidade

As marcas de carros mais valiosas do mundo

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 de Setembro, 2017

Já foi revelado o ranking Interbrand 2017, considerado como uma das maiores referências mundiais para a análise do valor de cada marca. Demonstrando todo o fulgor da indústria automóvel, 15 emblemas integram a lista das 100 mais valiosas.

Seja um cavalinho, uma estrela, uma oval azul, quatro anéis ou uma simples letra como um H, os símbolos representam a face das marcas. Na sempre acérrima luta entre fabricantes automóveis, o valor que cada uma tem enquanto marca é um trunfo importante, representando o seu reconhecimento à escala mundial. Neste âmbito a Interbrand é a principal referência do mundo, revelando anualmente a lista com as 100 marcas mais valiosas do mundo, um ranking onde a indústria automóvel está novamente em foco ao ser representada por 15 vezes.

1 - Toyota
-6%; 42153 milhões de euros
2 - Mercedes
+9%; 47829M€
3 - BMW
Sem variação - 34802M€
4 - Honda
+3%; 19023M€
5 - Ford
+5%; 11435M€
6 - Hyundai
+5%; 11058M€
7 - Audi
+2%; 10077M€
8 - Nissan
+4%; 9667M€
9 - Volkswagen
+1%; 9657M€
10 - Porsche
+6%; 8490M€
11 - Kia
+6%; 5600M€
12 - Land Rover
+7%; 5108M€
13 - Mini
+3%; 4286M€
14 - Ferrari
Nova entrada; 4087M€
15 - Tesla
Sem variação; 3360M€

(Valores em milhões de euros)

Apesar de ser a única marca com uma queda no seu valor relativamente ao último ano, a Toyota continua a ser a líder do sector automóvel, ocupando a sétima posição na tabela. Este é mais um triunfo para o emblema nipónico, depois de ser considerado um das líderes na mudança do planeta para melhor. Mas este lugar cimeiro está cada  vez mais ameaçado, pois a Mercedes tem visto o seu trabalho reconhecido e, sendo a marca automóvel que mais cresce, aproxima-se dos nipónicos e está na nona posição da Interbrand Best Global Brands 2017.

Referência também para a ausência de algumas famosas insignias europeias ou americanas (casos da Peugeot, Renault, Skoda e Chevrolet, por exemplo), que são provavelmente prejudicadas por não estarem presentes a uma escala global como acontece com praticamente todas as marcas desta lista. De destacar ainda a entrada da Ferrari para o Top-100, onde a Tesla continua a estar presente, mostrando que a sua imagem como pioneira da mobilidade elétrica é importante para o valor de marca.

 

Descubra na fotogaleria que integra este artigo quais são as marcas de carros mais valiosas do mundo, e descubra se o fabricante do seu carro está na lista…

 

Fonte: Interbrand