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AMR mostra uma Aston Martin mais desportiva

Texto: Nuno Fatela
Data: 10 de Março, 2017

A marca britânica criou uma nova divisão focada em trazer para os modelos de estrada as tecnologias dos veículos de competição e que se dá a conhecer com o V8 Vantage mais veloz de sempre.

Procurando reforçar a ligação entre os seus carros de produção e as máquinas que são desenvolvidas para o desporto automóvel, a Aston Martin criou uma nova divisão designada AMR. Esta nova “equipa” estará para a marca britânica como a “M” para a BMW ou a AMG para a Mercedes, servindo para amplificar as capacidades dos modelos de produção em série, estando planeadas versões mais poderosas para toda a atual gama da Aston Martin. Partindo de uma filosofia designada “Track to Tarmac”, que refere precisamente a transposição de soluções inovadoras das pistas para o “alcatrão” das estradas públicas, neste caso serão implementadas tecnologias desenvolvidas para o WEC, e que vão poder ser já vistas num Rapide AMR e naquele que é o V8 Vantage de produção mais veloz de sempre.

 

Procurando representar o topo das performances para os modelos da marca, o Aston Martin Rapide AMR conta com um motor V12 6.0L de 600CV para se tornar no desportivo de quatro portas mais rápido do mundo, com uma velocidade máxima de 338 km/h. Ostenta uma pintura “Stirling Green” com inserções em verde lima e no visual exterior também se destacam os elementos aerodinâmicos como o splitter, saías laterais e difusor traseiro, bem como as jantes de 21’’ e as quatro saídas de escape. A fibra de carbono decora não apenas o exterior mas surge também a bordo em combinação com a alcantara, para conferir uma atmosfera mais desportiva.

 

O Vantage AMR Pro é anunciado como o pináculo na transferência das tecnologias de competição para as estradas públicas, algo que é demonstrado pela utilização do motor de oito cilindros em V de 507CV conhecido do GT4 para dar origem ao V8 Vantage mais veloz de sempre. Junta-se ainda uma suspensão adaptável, como nos carros de corrida, e jantes de porca central de 19’’. Esta transposição de soluções também tem impacto no visual, com o surgimento de um capot e uma asa traseira idênticos aos utilizados no campeão em título da Classe GTE do Mundial de Resistência. A imagem exterior, onde se pode ver um novo para-choques com uma grelha também distinta, é ainda enriquecida com a combinação entre tons escuros e claros de verde. Neste caso a fibra de carbono também decora tanto o interior, em combinação uma vez mais com a alcantara, como o exterior do Aston Martin Vantage AMR Pro.