Publicidade

Alerta de cansaço… como funciona?


Data: 26 de Junho, 2017

Dormir pouco é um problema que assola muitos europeus, e a Ford explica agora como funciona o Alerta de Cansaço, e as novas funcionalidades que vão potenciar a sua utilização. Se vir um sinal com uma chávena de café ou outro a avisar que está fatigado no seu painel de instrumentos, deve mesmo fazer uma pausa… a não ser que queira repetir as insólitas práticas do Mr Bean que aqui lhe recordamos.

Conduzir com cansaço acumulado é um perigo por diversos fatores. O facto de estar menos alerta, ter reações mais lentas e ainda a possibilidade de chegar mesmo a adormecer ao volante faz com que muitos especialistas considerem que o perigo é igual ao de guiar sob o efeito de bebidas alcoólicas. A falta do tempo de descanso exigido é considerado como um dos fatores que explica um quinto dos acidentes no nosso continente, portanto, se faz parte dos 20% que já chegou mesmo a fechar os olhos ao ponto de bater com a cabeça no volante para acordar, o sistema de Alerta de Cansaço pode ser importante para si…

A não ser que acredite ser possível, como no filme que aqui apresentamos com o famoso Mr Bean em Férias, guiar com palitos nas pálpebras, então é melhor saber como funciona o Alerta de Cansaço. A Ford explicou que este sistema, que por servir como um companheiro que nos diz quando devemos parar para descansar permiteconduzir mais descansado, tem por base a câmara dianteira do automóvel, que lê as marcas rodoviárias e deteta movimentos não intencionais e erráticos da parte dos condutores. Além de lançar um aviso visual e sonoro no painel de instrumentos quando considera que o condutor está demasiado fatigado, o próprio automobilista pode também consultar o seu estado antecipadamente.

A marca americana anunciou que o Alerta de Cansaço foi introduzido há mais de uma década e continua a ser aperfeiçoado. O mais recente apoio a esta tecnologia vai começar a surgir nos modelos Edge, Galaxy, Mondeo, S-Max e Transit com o o sistema de conetividade Sync3, devendo depois fazer o seu caminho também para o Fiesta e demais propostas, em que bastará dizer “Eu preciso de um Café” para que o automóvel indique os locais de paragem mais próximos. Portanto, se se estiver cansado ao ponto de o Alerta de Cansaço ter de o avisar, fique a saber que o símbolo com a chávena do café não significa que outra pessoa o está a convidar para ir um encontro, mas que o melhor mesmo é fazer uma pausa na sua viagem…

 

O Alerta de Cansaço é apenas uma das várias soluções que a Ford investiga para reforçar a segurança dos passageiros. A comunicação V2V e outras tecnologias conetadas também fazem parte desta estratégia, como pode ler neste artigo.