911 GT3 RS: o atmosférico mais potente de série da gama

Texto: Nuno Fatela
Data: 21 Fevereiro, 2018

Foi desvendado o novo Porsche 911 GT3 RS, a versão de produção em série com motor atmosférico mais potente da atual gama. Além disso, o Pacote Clubsport, um chassis de competição e o eixo traseiro direcional são outras das soluções para que este desportivo puro ofereça sensações ainda mais espetaculares.

A gama do Porsche 911 acaba de receber o terceiro GT de produção em série para estrada no espaço de um ano, após os GT3 e GT2 RS (e sem contar com o purista 911 GT3 Touring Package…), em mais uma demonstração de grande fulgor da marca alemã. E neste caso a novidade é mesmo a mais poderosa versão atmosférica de produção em série para a gama, com o novo Porsche 911 GT3 RS a debitar 520cv. Além disso, o modelo conta de origem com o pacote Clubsport, podendo ainda acolher o Pack Weissach para se tornar ainda mais leve e performante.

Recorrendo a um motor boxer 4.0L de seis cilindros, que é o mais potente motor atmosférico da produção em série deste modelo, o novo Porsche 911 GT3 RS aumenta a potência em 20Cv comparativamente ao seu antecessor (e também ao atual GT3), colocando a fasquia nos 520cv. Com um regime máximo colocado nas 9000RPM, este bloco é designado como “a escolha certa como motor desportivo puro sangue”.

As capacidades do motor são exploradas ao limite através de uma caixa PDK de sete velocidades com afinações específicas. Isto permite atingir os 100km/h em apenas 3,2 segundos, enquanto a velocidade máxima fica situada nos 312km/h. Mas existem outros destaques nesta busca pelas performances extremas. Um deles é o eixo traseiro direcional, que a marca afirma ter reconfigurado para “níveis máximos de comportamento dinâmico e precisão”.


Descubra a origem da designação 911 para o mais emblemático modelo da história da Porsche


Outro dos trunfos para a oferta de uma experiência ainda mais entusiasmante ao volante deste desportivo vai para a inclusão de um chassis de competição. A marca enfatiza a opção pelas rótulas em todos os braços, garantindo assim uma precisão superior quando comparadas com os tradicionais rolamentos Elastokinematic. O Porsche 911 GT3 RS conta ainda com jantes mais leves de 20’’ na dianteira e 21’’ na retaguarda, envolvidas por pneus desportivos com dimensões 265/35 e 325/30, respetivamente. Junta-se ainda, sem qualquer custo adicional, o Pacote Clubsport, que garante o acesso à célula de segurança, extintor manual, cintos de segurança de seis pontos e preparação para o interruptor de desativação de bateria.

Opcionalmente surgem os elementos incluídos no Pacote Weissach, com extensa utilização do carbono, aplicado ao chassis, exteriores e habitáculo. Além disso, contempla também as jantes opcionais em magnésio, ajudando o Porsche 911 GT3 RS a acusar somente 1430kg na balança. Ele não está, no entanto, incluído no preço de 250.515€ com que o mais potente 911 atmosférico de produção em série chega a solo nacional. As vendas deste estupendo Porsche 911 GT3 RS vão ter início em abril de 2018.

 

Aproveite e desfrute do vídeo com o poderoso 911 GT2 RS a acelerar no Autódromo Internacional do Algarve

 

Partilhar