5: O número da sorte para a Citröen para Xangai

Texto: Nuno Fatela

O principal Salão Automóvel da China foi escolhido para a estreia mundial dos novos Sedan e SUV topo de gama da marca gaulesa, e estão já a circular online as fotos do Citröen C5 Aircross.

A ofensiva SUV da Citröen prepara-se para ganhar maior amplitude no Salão de Xangai, com a apresentação mundial do novo C5 Aircross, cujas fotos já foram difundidas online antes da estreia oficial. Este é um modelo destinado ao segmento em maior crescimento do mercado automóvel, e que se vai juntar ao também novo sedan C5 no topo da oferta da marca, duas propostas que vão partilhar o palco deste evento automóvel com o recentemente revelado Concept Aircross, de que vai derivar o modelo de produção C3 Aircross. Mas existe mais um destaque do “Double Chévron” para Xangai, pois neste salão será dada a conhecer aos asiáticos a campanha Inspired by You, que teve como ponto de partida o inquérito da JD Power que colocou a marca francesa no 1º lugar para os parâmetros da qualidade do serviço e da satisfação dos clientes.

 

Um design vincado e que no habitáculo se conjuga com a potenciação do bem-estar é a promessa para o novo C5 Aircross, pelo que esta nova aposta é definida como um “SUV People Minded”. Um estilo com uma atitude singular (partilhando traços com o novo C3) e “pleno de energia” serão combinados com as mais recentes inovações no campos da segurança e pela vertente tecnológica, com “soluções pensadas para facilitar a condução”. Tudo isto complementado por um dos pergaminhos da Citröen, que passa precisamente por uma abordagem moderna e abrangente do conforto, segundo é indicado.

Por isso a marca afirma que no C5 Aircross se pode esperar uma evolução do Citröen Advanced Confort, enfatizando a suavidade de rolamento com a estreia mundial de uma suspensão com amortecedores hidráulicos progressivos, designada “Progressive Hidraulic Cussions”. O objetivo é aumentar ainda mais a ligação do carro à estrada, sendo possível sentir os benefícios dessa tecnologia em Xangai com um simulador instalado no Salão Automóvel local.

 

No momento em que surgiram as fotos que pode ver neste artigo foram também dadas algumas indicações sobre as motorizações deste novo modelo, que contará com os blocos turbo 1.6L e 1.8L a gasolina, dois propulsores com turboalimentação que vão debitar, respetivamente, 167CV e 204CV. Posteriormente a oferta deve ser reforçada com um motor 2.0L a gasolina, também com turbo, mas cuja potência não foi especificada. Para poder ver nas estradas europeias este novo topo de gama da Citröen será necessário aguardar até final de 2018, mas será já no segundo semestre deste ano que, com a entrada em comercialização na China, que o C5 Aircross vai dar início à ofensiva da Citröen no segmento SUV.

A outra grande novidade da marca será o novo C5, apresentado como “uma berlina moderna e pregressiva” que foi desenvolvida a pensar nos mais exigentes automobilistas da China. Com todas as linhas a ostentarem um “estilo elegante e estatutário”, a imagem também contempla, indica a Citröen, um design contemporâneo e a pensar no conforto dos ocupantes. O C5 ganha ainda o look dianteiro transversal às mais recentes propostas do fabricante gaulês, caracterizada pelos projetores a dois níveis onde se incorporam as luzes diurna LED. Mas a retaguarda da berlina consegue dar uma imagem ainda mais tecnológica, recorrendo para tal à evoluída iluminação em Matrix LED, colocada a toda a largura e com quatro módulos em cada lado para conferir uma “assinatura luminosa original e instantaneamente reconhecível”. Esta opção enfatiza ainda mais a largura do modelo, algo que é igualmente obtido na dianteira mas com recurso a pormenores cromados que destacam também o símbolo do Double Chévron.

 

O interior também se apresenta, indica o emblema do Grupo PSA, com um estilo moderno e um salto em frente nas tecnologias e qualidade. No primeiro campo destaque para a componente digital, com o Painel de Instrumentos que oferece as informações num TFT de 12’’ (à imagem das fotos do C5 Aircross), coadjuvado por um touchscreen HD adaptativo de 8’’ na secção central do habitáculo. A marca refere ainda a “telemática de amplitude e transversalidade “ como outro trunfo para aumentar ainda mais o conforto dos ocupantes. As saídas de ventilação a toda a largura do painel “como uma fina faixa que envolve os ocupantes” são outro elemento que caracteriza o design. Mas, tal como no C5 Aircross, a chave está no C, de Citröen e de conforto, demonstrada por características como os bancos amplos e acolheres, a suspensão de elevada qualidade e ainda a acústica otimizada.