Publicidade

5 marcas de automóveis oriundas de África

Texto: Miguel Policarpo
Data: 21 de Agosto, 2017

É certo que a indústria automóvel em África não é uma referência a nível mundial, nem tão pouco dinamiza copiosamente a economia do continente. Ainda assim há exemplos de marcas provenientes de África que importa conhecer e que aqui apresentamos.

O período da colonial em África deixou as suas marcas, tal como a subsequente agitação política e social. Estes factos podem explicar o porquê de, à semelhança de outras atividades, a indústria automóvel nunca ter conhecido um desenvolvimento assinalável no continente africano. No entanto há marcas e projectos interessantes – em particular o extraordinário  Laraki Epitome – originados nesta região que exemplificamos.

Innoson Motors

País de origem: Nigéria

Um dos fabricantes do continente africano mais bem sucedidos. Fundada por Innocent Chukwma em 1987, na altura com 25 anos, o jovem idealizou uma marca de motociclos. Dado o sucesso, Chukwma expandiu o seu plano através do fabrico de viaturas de quatro rodas.

Innoson Carrier

Destacam-se os modelos Innoson Fox, um utilitário, e o Innoson Umu, um compacto. Noutra vertente, o Innoson G5 é a aposta da marca no mercado dos SUV, e o Innoson Carrier é uma pick-up similar ao Toyota Hilux. A Innoson Motors fabrica também outro modelo na classe dos furgões e três autocarros de diferentes dimensões.

Estima-se que 70% da produção dos componentes dos automóveis sejam produzidos localmente, enquanto que os restantes 30% provêm da Alemanha, da China e do Japão.

Kiira Motors Corporation

País de origem: Uganda

Surgiu como um projeto da Universidade de Makerere em 2012 e reuniu o apoio do Governo de Ugana. Desde aí, a Kiira Motors Corporation apresentou vários projetos, entre os quais viaturas movidas através de tecnologias alternativas. Atualmente a construção da fábrica da marca está perto da fase final.

Kiira EV

Alguns dos protótipos são o Kiira EV POC, um citadino elétrico que garante 80 kms de autonomia por carregamento, o Kiira EV smock, uma berlina híbrida. A tecnologia patente nos projetos da Kiira Motors Corporation estende-se ainda aos autocarros, nomeadamente ao Kayoola Solar Bus. Além de aproveitar energia solar, este autocarro é revestido por material premium.

WallysCar

País de origem: Tunísia

Fundada em 2007 pelos irmãos Guiga e René Boesch – que tinham experiência no fabrico de automóveis, nomeadamente na Jeep, marca na mira da indústria chinesa – a WallysCar utiliza inclusivamente o motor a gasolina do Grupo PSA de 1.4 litros, o que atesta a parceria da marca com o conglomerado francês, que recentemente adquiriu a Opel.

WallysCar Izis

O primeiro automóvel produzido foi o WallysCar Izis, em 2008, um jipe aparentemente inspirado… no Cherokee da Jeep. O Izis foi apresentado no Salão de Paris.

Sendo a base da produção a fábrica em Tunes, a capital do país, a WallysCar produz cerca de 600 automóveis por ano. Este ano, em março, a marca iniciou a comercialização do seu segundo modelo, o Iris.


Leia também: Classe X: eis a irreverente pick-up da Mercedes!


Kantanka Motor

País de origem: Gana

A Kantanka Motor nasceu da visão do inventor e líder religioso Kwadwo Safo, que chegou a ser apelidado por apóstolo. Safo projetou diversas viaturas de vários tipos diferentes: desde aviões, tratores a escavadoras e gruas. O primeiro automóvel fabricado pela fabricante do Gana foi o Kantaka Saloon.

Kwadwo Safo pousa ao lado do Kantanka Onantefo.

Em 2006 a aposta foi para o todo-o-terreno de tração às quatro rodas, o Onantefo, seguindo-se vários modelos inspirados no mercado asiático e europeu.

Laraki Motors

País de origem: Marrocos

O projeto mais ambicioso e impressionante. Inicialmente ligada à construção de iates, a marca Laraki Motors decidiu mudar o foco para os automóveis super desportivos. O espetacular Epitome, reservado a 9 unidades vendidas por um valor excêntrico (cerca de 2 milhões de euros), baseia-se no Corvette C6 e apresenta um design muito interessante. O motor debita 1200 cv de potência que podem ser aumentados para 1750 cv.

Artigo atualizado às 14h00 de dia 22/08/2017


Fonte: Motor.Elpais